Em geral, todos os anos existem alterações ao código da estrada, e por sua vez essas alterações podem influenciar o método de ensino nas escolas de condução, e consequentemente os próprios exames de condução, o que é perfeitamente normal.

No entanto, o aparecimentos de tecnologias como GPS, câmara traseira e sensores de estacionamento,  podem também elas resultar em alterações a fazer nos exames. E foi o que aconteceu no Reino Unido, onde a partir de Dezembro, os alunos vão ter que interagir com as novas tecnologias presentes num carro, desde saber  navegar com o GPS até à simples tarefa de desembaciar os vidro.

Exames condução

A navegação por GPS e estacionamento com câmara traseira, são tecnologias cada vez mais presente nos carros actuais, e foi com base nisso que o ministro dos transportes, decidiu que seria importante para os alunos saberem trabalhar com elas. Com a introdução desta obrigatoriedade, a tradicional tarefa de fazer marcha atrás na curva, mais conhecido como contorno do passeio, desaparece.

Vão ser ainda incluídas perguntas sobre segurança no veiculo, durante o percurso tradicional do exame.

Será que em Portugal, estas alterações também deveriam ser postas em prática? Começar a ser incluído nos exames tarefas como saber usar o GPS, saber estacionar com a câmara traseira do carro, ou até mesmo saber como usar a opção para desembaciar os vidros?

Deixem as vossas opiniões, se quiserem deixar algum história que seja interessante do vosso exame de condução, partilhem connosco, pois pode servir como exemplos para outros.