Este é um daqueles mitos com o qual todos nós já nos deparamos, será que a gasolina 98 trás mais rendimento ao carro, ou é só ‘jajão’?

Numa primeira análise, poderíamos dizer que sim, tendo a gasolina 98 mais octanas, deveria ela dar mais rendimento ao nosso carro, mas se estão a pensar que abastecer com gasolina 98, vai funcionar como uma espécie de injecção de esteróides nos cavalos raquíticos dos vossos carros, tirem os cavalinhos da chuva, porque isso não vai acontecer.

A única coisa que vão ver andar mais rápido, é a vossa conta bancaria, e é na direcção do vermelho, pois para a maioria dos carros, a única diferença entre os dois combustíveis, é mesmo o preço, e a sensação de mais potencia, é apenas um efeito placebo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para quem não sabe o que são as octanas, ou qual a influencia das mesmas no funcionamento do motor, a octanagem ou índice de octano, é a capacidade de resistência à detonação dos combustíveis.

Como os motores não são todos iguais, os carros desportivos possuem taxas de compressão mais elevadas, comprimindo um menor volume de mistura ar-gasolina, necessitando assim, de um combustível que resista durante mais tempo à compressão sem explodir, quantas mais octanas tiver esse combustível, mais alta vai ser essa resistência.

Tudo isto, torna irrelevante o uso de gasolina 98 nos carros ditos ‘convencionais’, pois trabalham a uma taxa de compressão menor, só se notando diferença em motores com maiores taxas de compressão, quanto maior essa taxa mais alto deverá ser a octanagem do combustível.

Resumindo

Se colocarem gasolina 95 num motor concebido para receber gasolina 98,  vão ter perda de rendimento, pois o momento de explosão vai ocorrer antes do embolo atingir o ponto máximo de compressão, se fizerem o contrario, a única coisa que vai comprimir mais, é mesmo a vossa carteira no final do mês. Se não sabem qual o tipo de sumo que os vossos cavalos devem beber, nada melhor do que consultar o manual do vosso carro.

Para quem ainda tem dúvidas… 🙂