Todos os pneus têm uma velocidade máxima de rodagem. Exceder essa velocidade, durante longos trechos, pode ditar o rebentamento do mesmo, surgindo a possibilidade de ocorrer um acidente de grandes proporções. Mesmo que não rebente no momento, conduzir o carro perto ou acima do limite da velocidade suportada fará com que o mesmo se porte de uma maneira diferente daquela que estava projectada pelo fabricante.
A informação sobre a velocidade máxima suportada pelo pneumático está descrita no perfil dos mesmos, através do recurso a um código alfabético, em que as letras inicias representam as velocidades mais baixas, e as velocidades mais altas são identificadas pelas últimas letras do alfabeto.
A localização destes dados está logo a seguir ao tamanho e à capacidade máxima de carga do pneu, como poderá ver na imagem a seguir.
Nesta imagem, pode ver num rectângulo vermelho a informação 91W, sendo que, neste caso, o número 91 representa o código da carga máxima que o mesmo suporta (615 quilogramas) e o W a velocidade máxima, que é de 270 km/h.
A lista para as restantes letras mais comuns, e respectivas velocidades máximas, é a seguinte:
Letra | Velocidade máxima |
L | 120 km/h |
M | 130 km/h |
N | 140km/h |
P | 150 km/h |
Q | 160 km/h |
R | 170 km/h |
S | 180 km/h |
T | 190 km/h |
U | 200 km/h |
H | 210 km/h |
V | 240 km/h |
W | 270 km/h |
Y | 300 km/h |
E no seu carro? Qual é o máximo de velocidade suportada pelos seus pneus?