Quando falamos em restaurar um carro antigo, temos que ter consciência de que muitas das vezes, não existem peças suplentes no mercado, para substituir as danificadas, e um dos casos em que isso acontece, é na chaparia. Por vezes, é necessário ter mestria e engenho para se produzirem peças, e molda-las à forma do carro, a partir de um pedaço de chapa sem qualquer forma.

Recorrendo muitas vezes a pouco pais do que um martelo, algumas ferramentas de dobragem e a um olho com precisão milimétrica, estes bate-chapas, são autênticos artesãos quando toca a devolver a um carro as suas formas originais.

Hoje mostramos um vídeo da recuperação de um painel traseiro, onde todo o trabalho foi feito à mão, o mestre foi Peter Tommasini, um bate-chapas italiano, cujo trabalho gira à volta da recuperação de carros antigos. A sua precisão e mestria, levam-no a ser conhecido por toda a Europa, tendo mesmo já feito diversos seminários sobre a temática da recuperação e restauro de carros antigos. Aproveitem e vejam bem o que um olho preciso e bastante paciência são capazes de fazer a uma chapa de metal.