Quando queremos explorar o máximo de um determinado simulador, existe apenas uma e só uma solução. Essa solução é, ter um cockpit para simulador, seja ele feito por nós ou comprado.

Neste artigo, vamos ver alguns exemplos daquilo que é possível ser feito. Exemplos esses que nos mostram o quanto básico pode ser um cockpit feito em casa, até ao nível extremo de quase parecer que estamos mesmo no nosso veículo favorito. Tudo isto começa com algo tão simples como, a compra do volante e a vontade de querermos mais.

Para quem tem jeito para bricolage, sem dúvida que o ideal é sermos nós a criar aquilo que temos em mente. Seja pelo espaço disponível, seja pelo valor que custa um cockpit já feito ou simplesmente pela customização que queremos dar.

Alguns exemplos mais básicos, podem ser feitos apenas com recurso a umas tábuas de madeira ou a uns tubos de PVC e alguma paciência. Consegue-se criar algo simples que permite colocar o volante, caixa de velocidades e os pedais. Visualmente poderá não ser o mais agradável à vista, mas funciona e atinge o objectivo.
Cockpit para simulador

Com recurso a mais alguns materiais, e claro está algum dinheiro extra, consegue-se aumentar o realismo destes cockpits. Com os tabliers, volantes, consolas centrais, velocímetros e tudo o resto a funcionar, como se realmente estivéssemos a conduzir o veículo real.
Claro está que para isto já é preciso alguns conhecimentos extra, muito tempo e paciência. Como se costuma dizer, “Quem corre por gosto, não cansa!”.

Fica um vídeo de um cockipt feito por um jogador que é uma autêntica obra de arte e também um plano DIY, para quem se queira aventurar na construção.

O vosso cockpit também foi feito por vocês? Deixem os planos que usaram, caso tenham usado algum, ou fotos.

Acharam o nosso conteúdo útil? Não se esqueçam de fazer like na nossa página de Facebook e de subscreverem o nosso canal do Youtube. Se gostas mesmo muito do nosso projecto, torna-te nosso patron e apoia-nos na nossa página do Patreon.