Hoje acordei e pensei… O melhor rally do mundo está finalmente na estrada! O rally de Portugal acontece durante este fim de semana, e nós aqui no MotorSpot não podíamos deixar passar esta data em claro, porque? Porque este é o melhor RALLY DO MUNDO!!!!

O nosso país tem uma forte tradição neste desporto, não que tenhamos uma cultura que cultiva pilotos como futebolistas, mas sim, pelo facto de termos um publico fiel, que vibra com barulho dos carros e delira com o pó no ar, e para quem acordar cedo para percorrer caminhos de terra estreitos pelo meio da serra, para ver os carros a passar é quase uma romaria.

Os mais tradicionais dirão que o rally pertence ao norte,  mas a verdade é que por todo o país existem lugares míticos e de culto para todos os amantes do rally. Quem não se lembra das noites em Sintra, as passagens em Arganil, e as super especiais de Fafe? É certo que no norte existe um brilho especial nos olhos das pessoas, quando o tema é rally, mas a verdade que este é um desporto que une um país, quase tanto como o futebol.

É certo que nasci em 88 e não assisti a uma grande parte da história do nosso belíssimo rally, mas isso não me impediu ao longo da minha vida, de me ir apaixonando por este desporto magnífico e de ter andado atento ao que se passou.

Muitas vezes, dou por mim a pesquisar no youtube, alguns vídeos mais antigos do nosso rally de Portugal, ou como se chamou durante muitos anos, Rally vinho do porto ou TAP Rally de Portugal. Uma das coisas que acabei por encontrar numa dessas minhas pesquisas, foi um documentário (dividido em 2 partes) da RTP Memoria, que conta a história deste nosso rally.

Eu poderia estar aqui a descrever toda a história e factos relatados neste documentário, mas certamente não ia ter a mesma emoção e veracidade, do que serem os próprios que fizeram deste rally um dos melhores do mundo, a contar as histórias e peripécias pelas quais passaram.

Se gostam tanto do Rally de Portugal como eu, este não vai ser certamente tempo perdido, relaxem e desfrutem deste documentário, nada melhor do que uma viagem ao passado durante um fim de semana tão importante como este para os amantes de rally.