Dois carros com potência semelhante, podem ter sensações completamente distintas, isto deve-se não à potência em si, mas sim à maneira como o motor é desenhado para a entregar, mas independentemente da potência dos motores, é normal que um motor com 600cv seja mais responsivo do que um com 200cv. Mas quando falamos em potência o denominador comum, é o termo que usamos para medir essa mesma potência, por que razão afinal usamos o termo ‘cavalos’?

Antes de responder a essa questão, temos que entender o que é a potência, esta é a quantidade de trabalho (medido em Joules) que um motor consegue fazer, e esse trabalho é definido pela quantidade de massa que ele consegue mover, durante quanto tempo e com que rapidez o consegue fazer. Imaginemos, caso queiramos mover 2 corpos com o mesmo peso mas a velocidades diferentes, ou durante distancias diferentes, o trabalho exercido irá ser diferente em ambos os casos.

O termo cavalos, surgiu no seguimento disso mesmo, antes da revolução industrial e do uso de motores de combustão, eram usados cavalos para fazer o transporte de carga pesada, com a introdução dos motores era necessário encontrar uma medida simples para poder quantificar a quantidade de cavalos que o motor iria substituir, daí ser este o termo usado para medir a potência de um motor.
Acharam o nosso conteúdo útil? Não se esqueçam de fazer like na nossa página de Facebook e de subscreverem o nosso canal do Youtube. Se gostas mesmo muito do nosso projeto, torna-te nosso patron e apoia-nos na nossa página do Patreon.