Existe coisa mais irritante, do que ir no carro e só ouvir barulhos parasitas? Para mim, que sou um bocado picuinhas nesse sentido, esta é uma das coisas que mais me enerva num carro, especialmente se o carro for novo, num carro mais antigo/clássico estes barulhos até acabam por fazer parte da história do veículo.

Se vocês são como eu, vão estar sempre à caça daquele chiar ou roçar de plástico para o conseguir eliminar, mas como é que eliminamos os barulhos parasitas do interior do habitáculo?

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O primeiro passo é identificar a origem do problema, devemos abordar os barulhos um de cada vez, para assim, identificar o local exacto de onde eles provêm. Com o carro parado e desligado, podemos ir mandando pequenas pancadas secas com a mão na zona que identificarmos, se for daí a origem da vibração, devemos ver reproduzido um barulho semelhante ao que o carro em circulação.

Como os barulhos resultam muitas vezes do toque entre peças ou roçar entre plásticos, o primeiro passo é verificar as fixações dos mesmos, caso a fixação seja feita por parafuso, devemos verificar se estão apertados ou se a rosca se encontra moída, caso o plástico seja preso por molas, devemos verificar se estas não se encontram partidas.

Se mesmo assim eles continuarem, aí devemos ir buscar a nossa melhor amiga para estas situações, a fita de tecido. Claro que não queremos aplicar esta fita em todos os locais devido ao impacto visual que ela causa, mas em zonas mais escondidas esta poderá ser a melhor solução.

Veja ainda: COMO RESTAURAR OS PLÁSTICOS GASTOS DO CARRO SEM GASTAR DINHEIRO.

No caso das portas, para além dos encaixes já anteriormente referidos, devemos ainda desmontar a forra e ver todos os componentes da mesma, desde o fecho, cablagens ou braço do vidro, caso um desses componentes esteja solto, poderá ser a causa dos barulhos indesejados.

Caso os barulhos que ouvimos não tenham origem no interior e venham de fora, eles podem ser originados pela própria chapa bater, pela deslocação do ar ou até mesmo, pelo barulho provocado pelos pneus. Nesse caso, a solução é comprar material isolante desmontar praticamente todo o interior do carro e fazer o isolamento, claro que para além de ser uma tarefa difícil que demora imenso tempo, esta também vos vai sair relativamente cara, pois não se trata de material barato.