A partir do dia 1 de Setembro irão entrar em vigor os novos testes de homologação de consumos e emissões (WLTP). Numa primeira fase, só os modelos introduzidos no mercado após essa data, terão que cumprir estas novas regras. Este novo modelo tem como objectivo, colmatar as falhas que o actual NEDC (New European Driving Cycle) tem, estas incoerências têm aumentado a diferença entre as emissões de CO2 e os consumos feitos nos carros.

Para o ambiente estas são boas notícias, mas será que são assim tão boas para a carteira dos consumidores? A introdução do WLTP, terá um impacto directo no preço dos veículos, quer na sua comercialização, como na sua carga de impostos anual.

Este maior rigor das medições, vai fazer com que o valor das emissões aumente, e sendo Portugal um dos países em que a carga fiscal mais se relaciona com as emissões, não é difícil adivinhar o que nos espera. Segundo a ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), um automóvel diesel que emita 100 g/km CO2, facilmente  passará a emir mais de 120g/km através destas novas medições.

Se a carga fiscal se mantiver, podemos ver o valor desta parcela a passar para o dobro, o que seria extremamente punitivo. No entanto, o governo Português ainda não se pronunciou, mas espera-se que estas medidas sejam discutidas nos próximos meses, quando começar a ser elaborado o orçamento de estado para 2018.

Acharam o nosso conteúdo interessante? Não se esqueçam de fazer like na nossa página de Facebook e de subscreverem o nosso canal do Youtube. Se gostas mesmo muito do nosso projecto, torna-te nosso patron e apoia-nos na nossa página do Patreon.