Há semanas atrás, foi notíciado na CarThrottle que tinha sido establecido um novo recorde de autonomia para o Tesla Model S, ao viajar-se 900 quilómetros numa única carga. Hoje, foi anunciado um novo recorde de 1080 quilómetros efectuados numa única carga. Os responsáveis por este feito foram 5 membros da Tesla Owners Italia, que bateram o recorde establecido por um Tesla Model S P100D belga.

Este resultado foi apenas alcançável através do uso de tecnicas de hypermiling (tecnica de condução para preservar o máximo de combustível/energia), uso de pneus de baixo atrito de rolamento e do sistema Autopilot, e não uso do ar condicionado.

O CEO da Tesla, Elon Musk, que pouco tempo depois de ter sido alçancado o recorde de 900 quilómetros numa carga, disse que 1000 quilómetros seriam atingíveis.

Após a divulgação pela Tesla Owners Italia dos seus resultados, Elon Musk, aproveitou mais uma vez para através do Twitter divulgar o feito de uma das suas criações, a todos os seus seguidores.


 

Alguns dos dados técnicos da viagem realizada durante 29 horas foram divulgados através de uma imagem do computador de bordo, que mostra, entre outras informações que a velocidade média das duas últimas horas de viagem foi de sensívelmente 38 quilómetros/hora.

Apesar de ser uma viagem extremamente lenta e longa, mostra que as capacidades dos automóveis eléctricos são cada vez maiores, e que apesar de muitas poucas pessoas conseguirem replicar este resultado em condições normais de condução, são resultados há poucos anos inimagináveis. Com este feito, abrem assim as portas à esperança que daqui a poucos anos já seja possível comprar carros eléctricos com este tipo de autonomia, sem se ter de ir a 38 quilómetros hora e a preços mais acessíveis do que hoje em dia..