Por muita potencia e travões que se tenha num carro, este não é nada se não tiver uns bons pneus. Aqueles pedaços de borracha que muitos descuram, podem ser um factor decisivo quer estejamos numa simples estrada, como numa pista onde cada segundo conta.

Por isso mesmo, o canal Tyre Reviews decidiu fazer o teste e pegar em 2 Honda Civic Type R, para dar umas voltas num circuito, de forma a ver as diferenças de tempo, que existem entre os dois tipos de pneu. Para tal, colocaram num dos carros, uns Dunlop Sport Maxx RT2, que são dos melhores pneus de estrada que existem e no outro carro, uns Dunlop Sport Maxx, que são pneus muito utilizados em track days

O apresentador estava convencido que com os pneus de pista, conseguiria fazer um melhor tempo, do que o campeão de BTCC Gordon Shedde, que iria utilizar os pneus de estrada, será que conseguiu?Independentemente do resultado, foi interessante ver que ambos melhoraram os seus tempos na segunda passagem em mais de 1.5s. E sim, o apresentador conseguiu ser 0.2 segundos mais rápido do que o campeão de BTCC, mas apenas na segunda corrida…

Embora estas diferenças possam não parecer muito, quando ampliadas para um circuito como o de Nürburgring, a diferença dilata e pode custar muito mais tempo a um piloto.

Sigam-nos no Facebook  e subscrevam o nosso canal no Youtube