Melhorar a performance dos nossos carros, poderá ser feito através de reprogramações ou substituição de componentes mecânicos. Mas numa altura em que o mundo, parece querer virar as costas aos motores de combustão, em favor dos carros eléctricos, os amantes das modificações devem pensar, se será possível melhorar a performance de um carro eléctrico?

A resposta embora seja positiva, não é assim tão simples quanto isso, enquanto num motor de combustão podemos aumentar o débito de combustível, para assim, ter mais potência, nos carros eléctricos, as limitações são muito maiores e não podemos simplesmente, deixar passar mais electricidade para obter mais potência.

Um motor eléctrico, consiste num rotor magnético que se encontra envolvido por ímanes envolvidos em bobines de cobre, ao fazermos passar uma corrente eléctrica por essas bobines, é gerado um campo magnético que irá fazer rodar o rotor.

Este sistema é altamente limitativo, pois caso queiramos aumentar a potência deste motor, não podemos apenas deixar passar uma maior corrente eléctrica, estamos sempre restringidos ao limite das bobines e ao calor e desgaste gerado pela rotação do rotor.

Caso o motor aguente um maior fluxo de energia eléctrica, estamos sempre dependentes da capacidade de entrega de potência por parte da bateria, assim como, a de todos os outros componentes responsáveis por transportar a energia.

Resumindo, o aumento de potência num carro eléctrico, é algo que tem para já várias limitações ao nível do hardware que o carro tem instalado, tendo em conta o custo deste material, este tipo de modificações acabam por não ser viáveis.

Sigam-nos no Facebook  e subscrevam o nosso canal no Youtube