A SEAT revelou o concept Leon Cristobal na Smart City Expo em Barcelona. Este é considerado o carro mais seguro da história da empresa, pois possui seis sistemas diferentes, que foram projectados para reduzir os riscos de se envolver num acidente. Os sistemas visam as principais causas de acidentes, como sonolência, distracções, excesso de velocidade e consumo de álcool, estes problemas causam 80% dos acidentes de transito.

O Leon Cristobal possui um “balão” incorporado que impedirá que o carro seja usado, se houver álcool detectado na respiração do condutor. Outra característica única, é o chamado “drive-coach”, que é um assistente de voz que fornece avisos de segurança personalizados.

Veja ainda: Próximos Seat Cupra poderão ser híbridos ou eléctricos

Os designers também instalaram um espelho de exibição, baseado em câmaras de vídeo, que eliminam pontos cegos e fornecem um melhor campo de visão ao condutor. Há também um modo Mentor, que permite aos pais limitar a velocidade do veículo e monitorizar sua localização, quando os seus filhos estão a conduzir. Outro modo interessante, é o Guardian Angel, que activa todos os 15  sistemas de segurança do carro.

Se algo correr mal, a caixa negra do Leon Cristobal enviará imagens e dados para um smartphone após um acidente.

Além de mostrar o concept Leon Cristobal, a empresa apresentou 10 protótipos de eMii, que em breve estarão disponíveis para funcionários da Lab Barcelona e Pier 01, como parte de um projecto de partilha de carros.

A Smart City Expo também realizou a grande final da Autonomous Driving Challenge, que desafiou 50 estudantes de nove universidades, para desenvolver um software de condução autónoma que permitisse conduzir um carro num curso fechado.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube