O Honda Civic Type R, é sem duvida um dos carros mais icónicos do mundo automóvel, ele revolucionou por completo os carros de tracção frontal e a maneira como estes passaram a ser encarados. Uma autentica besta tanto em estrada como em pista, este carro criou e alimentou toda uma cultura um pouco por todo mundo.

A lenda do Type R começou no inicio dos anos 90 com o Honda NSX, o primeiro super carro construído pela marca japonesa, como se a versão normal já não fosse suficientemente boa, eles decidiram criar uma versão ainda mais desportiva, que ficaria conhecida por Type R.

Veja ainda: A evolução do Honda Civic ao longo dos anos em menos de 2 minutos

O sucesso foi tanto, que a Honda decidiu criar versões Type R para os seus restantes modelos, primeiro no Integra, e depois no Civic. Assim, em 1997 o mundo conhecia o primeiro Honda Civic Type R.

Também conhecido por EK9, este era uma verão mais leve e potente da versão normal, equipava um bloco 1.6 litros de quatro cilindros da Série B da Honda. Este motor atmosférico vinha acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades e debitava 185 cv de potência às 8200 rpm e 160 Nm de binário às 7500 rpm, demorando apenas 8.6s dos 0-100km/h, e atingia os 235km/h de velocidade máxima, uma autentica besta…

Por dentro, o Civic Type R também ele tinha novidades, trazia um conjunto de tapetes com assinatura Type R e baquects Recaro vermelhas, um volante em pele, alavanca das mudanças em titânio e pedais em alumínio.

Já por fora, além da cor Championship White, comum a todos os Type R, este equipava jantes de 15 polegadas e um spoiler traseiro.

Ao contrário das gerações que se seguiram, o primeiro Honda Civic Type R (EK9) nunca chegou a ser vendido na Europa, apenas no mercado japonês (JDM).

Para verem um pouco mais da história do Honda Civic Type R, deixamos um vídeo da Donut Media, onde é feito um resumo mais detalhado, da história do aparecimento deste pequeno desportivo…

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube