Honda, Toyota, Nissan e outras oito empresas, finalizaram um acordo para construir uma rede de estações de carregamento de hidrogénio em todo o Japão.
Os detalhes do plano, foram anunciados pela primeira vez em maio com a assinatura de um memorando de entendimento. Entre as outras empresas envolvidas estão Nippon Oil & Energy, Idemitsu Kosan, Iwatani, Tokyo Gas, Toho Gas, Air Liquide Japão, Toyota Tsusho e o Development Bank of Japan.
Nos primeiros quatro anos do projecto, as empresas pretendem construir 80 novas estações de hidrogénio em todo o país e ter 40 mil veículos de hidrogénio nas ruas até 2020.
Veja ainda: Alemanha continua a apostar no hidrogénio
Além da construção das novas estações, a nova empresa promoverá tecnologias de hidrogénio, tornará a cobrança mais conveniente e assegurará que o equipamento de tarifação seja padronizado em todas as empresas.
Embora muitos fabricantes de automóveis estejam a apostar inteiramente em veículos eléctricos a bateria, esse acordo mostra que há também uma série de empresas que acreditam que os veículos com hidrogénio irão desempenhar um papel importante no futuros.