Embora ainda não estejamos em pleno inverno, o tempo chuvoso há muito que se antecipou e nos tem brindado com algumas tempestades. Por isso mesmo, é importante relembrar algumas dicas (que muitos condutores tendem a ignorar), para conduzir com chuva em segurança.

Ver e ser visto…

Para conseguires conduzir de forma segura, independentemente do estado climatérico, deves ter boa visibilidade, por isso mesmo, o teu campo de visão tem que estar desimpedido.

Num dia de chuva só consegues isso com uns bons limpa para-brisas. Não estamos com isto a dizer que os que se compram nos super-mercados são maus, cada um sabe o que pode gastar, mas habitualmente temos aquilo pelo qual pagamos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Independentemente da marca, deves ter sempre as escovas dos limpa para-brisas em bom estado, se quiseres mesmo ser perfeccionista, podes sempre aplicar um repelente no vidro, para ajudar a escorrer a água.

Para além de veres, tens que ser visto, por isso mesmo, deves seguir com as luzes acesas, para que, quer os condutores que seguem à tua frente, como os que seguem à recta-guarda te possam ver. Caso esteja nevoeiro, não tenhas medo de ligar as luzes de nevoeiro, elas não te vão gastar a bateria do carro.

Veja ainda: Evitar vidros embaciados – Algumas dicas caseiras.

Seguir sem luzes adequadas num dia de mau tempo, pode provocar algumas surpresas indesejáveis aos outros condutores.

Num dia de chuva o atrito nunca é de mais…

Tal como nas escovas de limpa para-brisas, aos pneus aplica-se a mesma máxima, temos aquilo pelo qual pagamos. Os pneus são o único ponto de contacto entre a estrada e o vosso carro, por isso mesmo, é bom que estes estejam em bom estado, quando for o momento de conduzir com chuva.

Caso apanhem um lençol de água, se o detectarem a tempo, devem abrandar antes de o atravessar… Quando lá estiverem dentro, devem evitar acelerar ou travar, devem apenas manter o volante direito. O carro entra em aquaplaning, quando os pneus deixam de ter capacidade de escoar a água, o que faz com que estes deixem de ter contacto com o alcatrão.

Veja ainda: Pneus premium vs pneus de marca branca – Vale a pena pagar mais?

Quando forem conduzir com chuva, devem também ter uma condução defensiva, evitar travagens ou mudanças de direcção bruscas, pois com a diminuição do atrito provocado pela chuva, aumenta a probabilidade de perderem o controlo do carro ao efectuarem travagens, ou mudanças de direcção bruscas.

Vocês não seguem sozinhos na estrada…

Esta dica vai para todos os condutores que têm um Fangio dentro de si… Moderem a velocidade, pois a 3ª lei de Newton normalmente é implacável e com a chuva, nunca sabem quando é que podem apanhar um lençol de água e perder o controlo do carro, podendo acabarem por embater num outro carro ou num outro qualquer objecto que se encontre na via. Quanto maior a velocidade, maior a força do embate.

Por muita confiança que tenham na vossa condução e no vosso carro, lembrem-se que não circulam sozinhos na estrada, se correr mal para o vosso lado, existe sempre a probabilidade de envolverem alguém que vai calmamente na sua vida… Os azares não acontecem só aos outros, lembrem-se disso.

A última dica é manter a distancia de segurança, vale mais prevenir do que remediar, com a diminuição do atrito, a distância de travagem triplica, e nunca sabes quando é que o carro da frente pode ter um percalço que te obrigue a uma travagem mais brusca.

Veja ainda: Veja ainda: Já imaginou apanhar um tornado enquanto conduz?

Mantendo a distância de segurança, tens também mais tempo de reacção, o que ajuda a não tomar decisões precipitadas.

Eu sei que quase todos nós conhecemos estas dicas, ou pelo menos, deveríamos… Mas seguindo a máxima de que uma vez na internet , para sempre na internet, espero que este artigo sirva pelo menos de sensibilização a quem o ler, para quando voltar a conduzir com chuva… Se assim for, o objectivo deste artigo fica completo.