Passaram 33 anos depois do lançamento do primeiro Seat Ibiza e para comemorar o lançamento do novo modelo, a marca colocou lado a lado, a primeira e a última geração deste modelo. A começar pelas suas linhas quadradas, que agora são muito mais esguias e modernas, este últimos 33 anos fizeram muito bem ao Ibiza.

Na mecânica, qualquer semelhança entre estas duas versões, é pura ilusão de óptica… Se na primeira versão, era o motor 1.5 System Porsche que aguçava o interesse do Ibiza, actualmente temos um motor 1.5 TSI de 150cv, bastante mais potente do que o magro 1.5 de 86cv que equipava o primeiro modelo.

Veja ainda: O novo Seat Leon Cupra foi ao ginásio e tem agora 375cv

O Ibiza também cresceu tanto por fora como por dentro, é agora um carro mais espaçoso, confortável e acima de tudo mais seguro, pois se agora temos uma série de ajudas à condução, no primeiro modelo, tínhamos algo semelhante a um pedaço de chapa com rodas e volante.

Ao longo dos anos, o Ibiza tem sido um fenómeno de sucesso, tem movido legiões de fãs um pouco por todo mundo, especialmente dos TDI, que são facilmente modificáveis, as versões Fr e Cupra, dada a sua natureza mais desportiva, acabaram também por se transformar em objectos de culto.

Quantos de vocês fazem parte desta grande família que são os Seat Ibiza?

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube