O BMW 2002 é sem dúvida um dos meus carros clássicos favoritos, desde as suas linhas aos seus faróis, este é um carro que me aguça o desejo e a vontade já há uns anos. Embora já tivesse tido oportunidade de adquirir um, quis o destino que essa compra acabasse por nunca se concretizar. Mas não é da minha paixão pelo BMW 2002 que vamos aqui falar hoje, mas sim, do facto de este já ter atingido a meia idade e se ter tornado um cinquentão.

 

E porque é que este modelo é tão importante? Porque a versão de 2.0 litros deste carro está de parabéns e porque foi ela que causou furor e levou a centenas de milhares de vendas em todo o mundo,  em última instância, pode-se dizer que este carro foi o grande responsável pelo salto e consequente sobrevivência da BMW.

Então, como é que a versão 2.0 surgiu?

Em 1967, a BMW já considerava a possibilidade de equipar o seu modelo de duas portas,  com um motor na forma de um 2 litros de quatro cilindros, que seria parente dos já utilizados 1600cc.

Pouco depois do anuncio do 1600-2, Alex von Falkenhausen equipou um motor 2 litros num dos carros para seu uso próprio, algo que foi feito completamente à parte da estrutura da BMW. O Diretor de Planeamento da BMW, Helmut Werner Bonsch, teve exactamente a mesma ideia e mandou equipar também um motor 2 litros no seu carro.

A parte curiosa desta história, é que nenhum dos dois sabiam o que cada um tinha feito com os seus carros e só em meados de 1967, quando ambos os carros estavam em manutenção nas oficinas da BMW, é que acabaram por descobrir que ambos haviam tido a mesma ideia.

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Entusiasmados com a ideia e com o resultado que obtiveram, decidiram fazer uma proposta formal ao conselho da BMW, para que um modelo com motor 2 litros, pudesse ser considerado para produção.

A ideia foi ganhando força, à medida que o mercado Norte Americano foi crescendo, pois antes do lançamento do 1600-2 as vendas eram pouco expressivas.  A BMW estava bem ciente do valor do sucesso das vendas num mercado tão grande e até aquele momento, não tinham um modelo que apelasse aos clientes americanos.

Os novos modelos de duas portas 1600-2, receberam muitas críticas positivas na imprensa americana e de repente, as vendas começaram a escalar. Querendo capitalizar esse sucesso, o importador Max Hoffman pediu à BMW que o deixassem ter outro modelo da mesma linha e de preferência, um com ainda mais desempenho do que o 1600ti.

Infelizmente, o motor de duplo carburador utilizado inicialmente, não cumpria com os regulamentos de emissões, pelo que não poderia ser vendido nos Estados Unidos. No entanto, o motor de 2 litros que debitava 105cv acabou por ser alterado, de forma a poder cumprir com os regulamentos. E assim, em 1968, nasceu a versão 2 litros do 2002, que cativou milhares de pessoas ao longo dos últimos 50 anos.

Existiram três “gerações” distintas do BMW 2002 durante a sua produção de oito anos e meio. Os carros da primeira geração foram construídos entre 1968 e 1971. Os carros da segunda geração, ou do modelo 71 foram construídos entre 1971 e 1973. E os carros da terceira geração, modelo 73, foram construídos entre 1973 e o final da produção em 1976. Dentro de cada uma dessas gerações, o modelo 2002 foi subdividido numa variedade de modelos diferentes.

E desse lado quem é que já teve o prazer de conduzir um destes modelos do 2002?

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