Os vidros dos carros, são peças especiais que se distinguem dos vidros convencionais e são fabricados para reduzir a probabilidade de lesão dos ocupantes do veículo, caso este parta. Os pára-brisas são feitos a partir de um processo de laminação e são projectados para oferecer os mais altos níveis de segurança em caso de acidente.

O vidro laminado, é composto por dois pedaços de vidro, com uma fina camada de vinil entre eles. As três peças são laminadas juntas, aplicando calor e pressão, num forno especial chamado de autoclave. Quando um objeto pequeno atinge um pedaço de vidro laminado, apenas a camada externa do pára-brisa é quebrada.

No entanto, em situações de impacto mais forte, o vidro “quebra”, mas geralmente não se separa, porque os pedaços de vidro, acabam por aderir ao revestimento interno de vinil.

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As janelas laterais e traseiras por sua vez, são feitas de vidro temperado, que é produzido pelo aquecimento do vidro a mais de 500° C, que depois é arrefecido rapidamente. Este processo torna o vidro muitas vezes mais forte do que o vidro não temperado da mesma espessura.

Para o quebrar é preciso que seja aplicada uma força numa área muito pequena, de forma a quebrar a cadeia, quando existe uma rotura, o vidro acaba por se partir a ele mesmo. Se for aplicada uma força distribuída por uma grande área do vidro, este não irá partir, o que o torna bastante resistente.

Quando parte, o vidro temperado é projectado para se desintegrar em pequenos pedaços com forma regular, algo semelhante a grãos de sal de maiores dimensões, de forma a que não tenham formas muito irregulares e afiadas, que possam ferir os passageiro caso o vidro parta em caso de acidente.

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