Após uma fase, em que as marcas se debatiam para terem carros com designs agressivos, Daimler e BMW dizem que irão abandonar linhas de design desnecessárias, em favor de exteriores mais minimalistas.

Para a Mercedes, o novo CLS  e o Class A, representam o início dessa nova abordagem. Em vez de implementar linhas mais agressivas nas laterais dos dois modelos, a marca decidiu abandoná-las quase por completo.

Isto é talvez mais evidente com o novo Class A. Enquanto o seu predecessor apresentava duas linhas de design convergentes ao longo dos flancos, o modelo mais recente, não tem nenhum dos dois, persistindo apenas uma linha mais subtil.

Em declarações à Automotive News Europe, Dieter Zetsche, executivo-chefe da Daimler, disse que os próximos modelos da Mercedes seguirão essa nova filosofia.

Veja ainda: Quem ganha na fiabilidade? Mercedes, Audi ou BMW?

“O design do primeiro Class A tinha que ser ousado por uma razão: para atrair a atenção, um conceito que foi amplamente adoptado pelos concorrentes e por isso mesmo, está na hora de seguir em frente. Como o nosso chefe de design, Gorden Wagener, diz:”Se gostas, tiras uma linha. Se ainda se gostas, tiras mais uma linha’”.

No entanto, parece que não é só a Daimler a adoptar esta filosofia, por sua vez, a BMW reconhece que também deve mudar a sua filosofia de design e está a fazer isso, ao se inspirar em alguns de seus modelos mais icónicos.

“Agora há mais concorrência. O mundo mudou. É um ritmo mais acelerado, então os nossos projectos precisam de mudar mais rapidamente também ”, admitiu o chefe de design do BMW Group, Adrian van Hooydonk.

“Vamos limpar o nosso mindset e vamos usar menos linhas; as linhas dos nossos carros, serão mais nítidas e precisas ”.

O que acham destas abordagens? Se até aqui as marcas nos acostumaram a linhas agressivas que causavam impacto, correremos agora o risco, dos carros ficarem mais simples e perderem alguma da sua identidade?

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube