Primeiro foram as cassetes, depois em certa medida os leitores de CD, e agora possivelmente as colunas  de áudio do seu carro serão as próximas vitimas da inovação, isto é, de acordo com o The New York Times.

Graças a um novo sistema desenvolvido pela Continental AG chamado Ac2ated Sound, as novas colunas de áudio serão algo muito diferente do que estamos habituados. Apesar deste ser baseado nos mesmo princípios dos sistemas já existentes, que fazem uso de um pequeno dispositivo denominado por transdutor, que consiste num íman embrulhado numa  bobine de cobre que produz micro-vibrações a partir da passagem de corrente eléctrica por ela, no novo caso, ao contrario de oscilar uma membrana tradicional,  são usadas partes interiores do carro para vibrarem e para criarem som de alta fidelidade.

Assim, o óculo traseiro poderá servir como subwoofer, o parabrisas, chão, tablier e estrutura dos assentos podem gerar os médios e os pilares A, poderão  gerar os agudos.

De acordo com o principal responsável pelo projecto dentro da Continental, Dominik Haefele, o som produzido por este Sistema é um som 3D imersivo que permite experienciar a música de uma maneira muito diferente, visto que se sente o som a vir de todos os lados e sítios, acrescentando uma nova dimensão ao mesmo.

Com a adopção deste sistema, existe também a promessa de uma redução substancial de peso e de electricidade, visto que, em vez de estarmos dependentes de 10 até 20 colunas, como nos tradicionais sistemas de som de alta fidelidade, o novo sistema reduz a quantidade de componentes, e no total pesa menos de 1 quilo.

A Continental espera que este sistema comece a aparecer nos carros fabricados a partir de 2021, apesar de não ter divulgado marcas que já tenham estudado o uso do mesmo.

Veja aqui um vídeo que apresenta o inovador sistema:

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

Fonte: Autoblog