Se já viram algum dos nossos ensaios (se ainda não viram nenhum dos nossos vídeos e ainda não subscreveram o canal, podem-no fazer aqui), um dos pontos que normalmente focamos num carro, é o adornar da carroceria, pois este pode ser bastante desconfortável em andamentos mais vivos, e pode levar a descompensações, no comportamento do carro em curva. Por isso mesmo, a Audi desenvolveu um novo sistema de suspensão, que promete resolver esse problema.

Esta tecnologia irá estrear com o lançamento do Audi SQ7 e consiste na utilização de barras de torção mecânicas, que com o auxilio de um motor eléctrico, irão fazer com que a suspensão compense o adornar da carroceria, mantendo sempre o carro estável.

Veja ainda: O que acontece à suspensão do carro quando passamos num buraco

Para tal, cada barra terá um motor eléctrico que quando detectar uma descompensação, irá gerar uma força contrária, que irá manter o carro nivelado.

Para além das melhorias no conforto, este sistema de suspensão influenciará ainda, a maneira como o carro se irá comportar na estrada. Dado que conseguimos regular a rigidez das barras de torção, conseguimos regular a maneira como o carro se irá comportar em curva.

Caso a barra esta seja demasiado rígida na frente, iremos ter mais oversteer, caso a ela seja mais rígida a trás, passamos a ter mais understeer.

Com o controlo total das barras, poderemos optar por ter uma configuração mais neutra, para conseguirmos saber sempre como é que o carro se vai comportar, ou pelo menos, ter um comportamento mais previsível.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube