Motores 8v e motores 16v quais as grandes diferenças?

Responsáveis pela entrada e saída de ar do motor, as válvulas são extremamente importantes para o seu funcionamento. Com 8v, ou 16v, é comum discutir qual o melhor tipo de motor, mas vocês sabem realmente quais as diferenças entre motores 8v e motores 16v?

No mínimo, são necessárias duas válvulas por cilindro,  onde uma é a válvula de admissão e a outra, é a válvula de escape. Elas encontram-se no cabeçote do motor e sofrem com a temperatura elevada da explosão, que ocorre dentro do cilindro, por isso mesmo, existe a necessidade de serem refrigeradas pelo sistema de refrigeração. Visto que são componentes moveis, existe também a necessidade de estas serem lubrificadas.

Quantas válvulas tem um motor afinal?

Cada cilindro, poderá ter mais do que apenas duas válvulas, duas de admissão e duas de escape, o que resulta numa maior eficiência do motor. Posto isto, um motor com 4 cilindros e 2 válvulas por cilindro, tem necessariamente 8V.

Por sua vez, um motor com 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro, será um motor de 16V. A mesma lógica aplica-se caso o número de cilindros aumente, um motor de 6 cilindros e 4 válvulas, será um motor de 24V, e por assim em diante.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

Como funcionam as válvulas de admissão?

A válvula de admissão, tem como função, deixar entrar ar para dentro do motor. Ou seja, assim que a válvula abre, o ar entra e ocorre a mistura de ar com o combustível. Depois disso todos nós já sabemos, o pistão comprime a mistura ar/combustível, para que depois possa ocorrer a explosão.

Dependendo do motor, a dimensão da válvula de admissão pode ser superior à válvula de escape, o que acaba por facilitar a entrada de ar no cilindro.

Como funcionam as válvulas de escape?

Nas válvulas de escape, o nome diz tudo, servem para deixar escapar os gases resultantes da combustão. Após a combustão e a compressão do cilindro, é por aqui que os gases resultantes vão sair,

Por esse motivo é que são necessárias no mínimo 2 válvulas, enquanto a de admissão fecha, a de escape é aberta fazendo com que os gases saiam deixando o cilindro vazio.

Veja ainda: Já viste como funciona um motor Wankel por dentro?

Então 8v ou 16v, qual o melhor esquema?

Em termos gerais, o motor de 8 válvulas proporciona um arranque melhor em relação ao de 16v, isso acontece, porque o motor entrega o seu binário máximo em rotações mais baixas, o que faz com que este, perca potencia à medida que as rotações aumentam. Isto tudo faz com que os motores de 8v, acabem por ser menos potentes do que os de 16v.

Por outro lado, a manutenção de um motor com 8v, costuma ser mais barata e mais simples. Este tipo de motor, acaba por ser mais recomendado para a cidade, onde o condutor enfrenta trânsito lento. Em muitos casos, este poderá ser também mais económico.

Ao contrário do motor 8v, o de 16 tem a manutenção um pouco mais complicada e o custo das peças, são também um pouco mais caras. Para andar em auto-estrada, ele é melhor, pois tem mais potência.

Cada motor tem seus prós e contras, e por isso mesmo, não podemos afirmar qual é o melhor. Logo, vai da pessoa analisar entre os dois e tirar as suas próprias conclusões, sobre qual irá atender melhor às suas necessidades.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de