Depois de ontem ter tido o meu primeiro contacto, com aquilo que é um carro de competição e um circuito à séria, despertou em mim um bichinho que já estava adormecido há algum tempo, a vontade de ter um carro para track days.

Eu sei que em Portugal nem sempre é facil manter um carro despes, devido aos custos inerentes, mas sendo eu um verdadeiro novato nestas lides, dei por mim a pensar na viagem de regresso para casa, como é que nos iniciamos e preparamos para um track day.

Eu optei por ter a minha primeira experiência, através do Kia Racing Opportunity e lá, tive oportunidade de dar umas quantas voltas ao circuito do Estoril, acompanhado por um instrutor que ia dando algumas dicas, que ajudaram a melhorar os meus tempos durante as minhas voltas.

Mas para quem não tem essa oportunidade e tem vontade de fazer track days, por onde é que deve começar?

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

Primeiro temos que decidir onde fazer o track day, se estiverem na zona de Lisboa, o circuito do Estoril pode ser uma excelente escolha, enquanto a Norte, o circuito Vasco Sameiro em Braga, também costuma receber alguns eventos.

Depois de decidirem onde fazer o track day, é preciso garantir que se preparam antes de ir para a pista, por isso mesmo, deixamos algumas dicas que devem seguir antes de se fazerem ao asfalto.

Depois de terem o carro pronto, devem garantir que têm todo o vosso equipamento de segurança em bom estado e de acordo com o que é exigido pela organização, caso não saibam o que é necessário, devem questionar à organização do evento.

Outro aspecto importante é saber o significado das bandeiras, estas são mais importantes do que imaginam, pois são elas que vos dão feedback sobre o que se passa na pista.

Como o circuito não é feito só de rectas, a altura de curvar é sem dúvida a mais importante, para o fazer devemos seguir a linha de corrida ideal, essa varia de curva para curva e só com algumas passagens é que vão saber exactamente como abordar cada uma delas.

Veja ainda: Quanto custa ir a Nurburgring?

Mas antes de entrarem na curva e a completarem com a trajectória perfeita, é preciso reduzir a velocidade e para isso temos que saber quando e como travar, por isso mesmo, deixamos algumas dicas para aprenderem a travar em antecipação, de forma a não perderem muito tempo e a conseguirem fazer a curva com a velocidade correcta.

Caso entrem com demasiada velocidade na curva, vão alargar demasiado a trajectória podendo sair de pista, em casos mais graves poderão mesmo perder o controlo do carro, causando um acidente e pondo em causa tanto a vossa segurança, como a dos outros pilotos.

Por fim, devem encarar o track day não como uma competição, mas sim como um momento de lazer, onde podem aproveitar e explorar todo o potencial do vosso carro, final de contas estão ali para se divertirem.