Doze novos dispositivos de segurança tornar-se-ão obrigatórios nos automóveis a partir de 2021, no mais recente esforço da UE para reduziro número de mortes nas estradas.
Actualmente, em toda a UE registam-se mais de 26000 mortes nas estradas por ano. O objectivo da UE, é reduzir esse número para 13.000 e reduzir para metade, o número de ferimentos graves até 2030.
Desde 2010, as mortes nas estradas da UE reduziram cerca de 20%, mas a Comissão Europeia reconhece que não houve uma queda significativa desde 2013. Estima-se que as novas medidas deverão salvar a vida de mais de 10.500 pessoas até 2030.
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As novas características obrigatórias listadas abaixo, abrangem várias partes da segurança rodoviária e constituem a primeira actualização das normas mínimas de segurança da UE dos veículos desde 2009. Muitas dessas características, já são disponibilizadas pelas marcas, mas muitas vezes, apenas como opcionais, o que a UE pretende, é que estes passem a ser disponibilizados de série.
- Travagem de emergência avançada
- Sistema de bloqueio por excesso de álcool
- Sonolência e detecção de atenção
- Reconhecimento e prevenção de distracções
- Gravador de dados de eventos (acidentes)
- Sinal de travagem de emergência
- Teste de colisão dianteiro de protecção integral dos ocupantes, além de cintos de segurança melhorados
- Ampliação da zona de impacto da cabeça para pedestres e ciclistas, além de vidro de segurança
- Assistência de velocidade inteligente
- Assistência para manutenção na faixa de rodagem
- Protecção do ocupante de impacto lateral
- Câmara de marcha atrás ou sistema de detecção de obstáculos
Desde este ano, que os sistemas de travagem automática (AEB) e sistemas de manutenção na faixas de rodagem, já são uma exigência da Euro NCAP, para que um carro possa receber uma classificação de segurança de cinco estrelas.
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Um dos sistemas mais controversos é a assistência de velocidade inteligente, que pode controlar a velocidade do carro, fazendo com que este leia os sinais de transito, obrigando-o a cumprir os limites de velocidade.
Os sistema mais curioso será mesmo o de bloqueio por excesso de álcool, onde caso seja detectado que o condutor tem excesso de álcool, o condutor simplesmente não irá funcionar. Resta saber como é que essa medição irá ser feita, será que iremos ter um tubinho no nosso carro, onde temos que bufar sempre que quisermos conduzir?