Cidades alemãs vão começar a banir carros a gasóleo do seu centro

A cidade industrial de Hamburgo, no norte da Alemanha, começou a preparar a proibição da circulação de carros com motores a diesel no centro da cidade, depois de ter recebido luz verde das instâncias mais altas da justiça alemã.
Cerca de 100 sinais foram colocados em volta do centro da cidade, com o intuito de desviar os veículos mais antigos com motores diesel antigos de duas das suas ruas principais, onde presumivelmente a poluição é pior e a concentração de peões é maior.

As autoridades de Hamburgo ainda estão a aguardar pelo parecer legal sobre se a proibição da circulação se aplicará apenas aos motores diesel com a norma Euro 4 de 2009 , ou inferior, ou então para carros com motores  com a norma Euro 5, construídos em 2014. De qualquer forma, a proibição começará a ser válida a partir deste mêsApesar destas medidas melhorarem o ar no centro das cidades, existem críticos que dizem que esta proibição vai agravar ainda mais os problemas, por obrigar os condutores destes veículos a fazerem mais quilómetros à volta das ruas por onde não podem circular.

No final, esta situação acabar por ser uma boa oportunidade para os fabricantes de automóveis  apresentarem as suas soluções mais ecológicas e económicas do que as que antes ofereciam, apesar de terem feito um forte lobbying contra a implementação destas medidas.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de