Pneus gastos são mais eficientes em piso seco?

Os pneus são o único ponto de contacto entre o carro e a estrada, por isso mesmo, devemos ter sempre em atenção o seu estado, especialmente durante o inverno. Os rasgos nos pneus são responsáveis por expelir a água do pavimento, aumentando assim a tracção, com o aumento do seu desgaste, esse rasto vai diminuindo, o que acaba por tornar os pneus gastos, menos eficazes quando comparados com pneus novos.

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Se com tempo molhado isto faz todo o sentido, será que no verão e com o piso seco, o rasto é assim tão importante? A resposta é curiosa, pois os pneus novos no verão, tendem a ter distancias de travagem maiores. Na realidade, com o piso seco, a performance do pneu vai melhorando à medida que o pneu vai ficando mais gasto.

À medida que o rasto vai desaparecendo a área de contacto do pneu com a estrada acaba por aumentar, aumentando assim o grip, o que torna o pneu gasto mais eficiente em piso seco e mais perigoso em piso molhado, pois não tem a mesma capacidade de expelir a água devido ao desaparecimento do piso.

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Claro que com isto, não dizemos que pneus gastos ou carecas, são seguros em piso seco, até porque pneus nesse estado, podem acarretar outro tipo de problemas e de perigos. Para entenderem um pouco melhor como funciona o rasto de um pneu, deixamos um vídeo do canal EE, onde este tema é abordado.

 

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