Bancos aconselham carros clássicos como investimento futuro.

Se andava à procura ou gostaria de ter um carro clássico, mas ainda não conseguiu encontrar um motivo, para justificar a compra junto da sua esposa, hoje é o seu dia de sorte.

A Bloomberg informa que os bancos alemães estão a recomendar aos investidores, a compra de carros clássicos, como forma de investimento. Jens Berner, da Suedwestbank AG, disse à Bloomberg que para os clientes com mais de 1 milhão de euros em activos líquidos, um carro clássico, pode ser uma adição atraente ao seu portefólio em termos de rendimento e estabilidade de valor.

E há números concretos que o comprovam, o OTX Classic Car Index da Suedwestbank, que segue os preços de  clássicos como a Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz na Alemanha, garante que o valor destes carros quadruplicou, entre o início de 2005 e o início de 2018.

Já Subscrevam o nosso canal no Youtube?

 

O principal índice de acções da Alemanha DAX, valorizou 204% durante esse período. Mas se nos concentrar-mos nos preços dos clássicos da Porsche, mais concretamente do 911, a valorização é exponencial, em 13 anos, o seu valor aumentou mais de 683%, ou quase oito vezes.

Claro que este tipo de investimento tem algum risco associado e é necessário ter algumas precauções. Por exemplo, ao compra um carro clássico como um investimento, o carro precisa de ter o seu histórico comprovado, para que possa ter um valor apreciável.

Quanto mais original for um carro, melhor será o investimento e as marcas, cada vez mais criam departamentos de clássicos, onde existem especialistas em avaliação, que comprovam a linhagem e a condição de um carro em particular.

Um cliente que queira investir num carro clássico, deve considerar apenas carros com valor superior a 100.000 euros, pois abaixo desse valor, qualquer retorno seria provavelmente prejudicado devido a custos indirectos, como um seguro adequado, armazenamento seguro, toda a manutenção necessária e a avaliação especializada.

Veja ainda: DriveShare a aplicação para alugar carros clássicos

Caso esteja a pensar em comprar um carro em mau estado para recuperar e ter mais tarde o seu lucro, deve ter algum cuidado e fazer um trabalho bem feito, sempre o mais próximo do original. Caso este não seja bem recuperado, a avaliação que atesta a qualidade do carro, pode deitar por terra todo o investimento já feito.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mário Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Mário Oliveira
Visitante
Mário Oliveira

Irei certamente ter dúvidas, se tal acontecer pedir que sejam esclarecidas…..