Os Concept Cars vão mostrando o futuro com a substituição dos espelhos laterais por câmeras há décadas e agora a Lexus vai fazer isso num carro de produção. Há uma advertência importante e que deita já abaixo o entusiasmo que podia haver, é que será apenas no Japão.

Implementado pela primeira vez no recém-redesenhado Lexus ES, os espelhos laterais estão a ser substituídos por câmeras pequenas e aerodinâmicas. Essas pequenas câmeras fornecem um vídeo constante para as telas de cinco polegadas colocadas na base dos pilares A do carro.

Lexus

A razão pela qual os fabricantes estão a tentar colocar esta tecnologia em prática é para melhorar a aerodinâmica. Trocar os tradicionais espelhos laterais por algo muito menor cria menos atrito ao ar e, em última análise, baixa o consumo de combustível.

Já Subscrevam o nosso canal no Youtube?

A Lexus diz que existem outras vantagens. Por um lado, os módulos de câmera são capazes de resistir ás gotas de chuva e neve devido ao seu design e claro está, menos ruído com a passagem do vento.

Lexus

Este tecnologia já poderia ser usada na Europa, visto que é legal, mas a Lexus diz que para já, só será oferecida no Japão. A Audi, no entanto, estará a trazer a sua tecnologia de câmera no espelho lateral para a Europa até o final do ano com o E-Tron. Ainda não há data de lançamento deste eléctrico, mas pode ser o primeiro a comercializar este tecnologia na Europa.

Lexus

A Audi quer levar a tecnologia de câmera no espelho lateral para os EUA junto com o E-Tron, mas as regulamentações ainda precisam ser alteradas para permitir isso.
Se estiver no Japão, poderá escolher um Lexus ES com esta tecnologia já em Outubro deste ano.