O Toyota Yaris GRMN é o novo puto no bairro dos hot hatches compactos. Todo o seu potencial tem dado que falar e não fosse este (para já), um carro de produção limitada, poderíamos estar aqui, perante um caso de extremo sucesso.

Um novo vídeo lançado recentemente, vem reforçar a reputação deste pequeno japonês. Ele aparece lado-a-lado com um Renault Clio RS 18 e sem grande dificuldade,  deixa o seu concorrente francês para trás.

O principal trunfo do Yaris GRMN é muito provavelmente o seu peso. O pequeno hatchback pesa apenas 1.135 kg, contra os 1.204 kg do Clio RS 18.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Em todos os outros aspectos, o Renault acaba mesmo por ganhar. O seu motor 1.6 turbo de quatro cilindros, produz 217 cv de potência e 280 Nm de binário. Enquanto que, o motor 1.8 de quatro cilindros supercharged do Toyota, produz 210cv e 250 Nm de binário.

No papel, o Yaris é mais rápido a atingir os 100 km/ h, levando 6,3 segundos para atingir essa velocidade, enquanto o Clio RS 18, faz 6,6 segundos, mais 0.3 do que o Yaris.

O Clio também é mais rápido no papel, com uma velocidade máxima de 235 km/h, contra os 230 km/h de velocidade máxima do Yaris.

Neste momento estão apenas previstas 400 unidades para a Europa do Yaris GRMN, sendo que, todas elas já se encontram vendidas. O Clio RS 18 também tem uma produção limitada, mas a Renault ainda não revelou quantos irá produzir, devendo revelar essa informação durante o Salão Automóvel de Paris, que acontece já no próximo mês de Outubro.

Veja ainda: O Toyota Yaris GRMN veio para mudar as regras do jogo

Neste teste, o par permanece lado a lado durante os primeiros segundos, mas o Yaris parece encontrar uma reserva extra de poder que o faz deixar o Clio RS 18 para trás.