Em Agosto de 2017, a Mazda anunciou que ria iniciar um programa de restauro, para os modelos MX-5 originais. Dando assim a oportunidade, de os clientes terem o seu Mazda MX-5 restaurado de novo e com o selo de qualidade da fábrica. Para além dos restauros, este programa também incluiu o apoio com peças originais.

Este projecto foi lançado com um trabalho único realizado num MX-5 que pertence à Mazda, mas o primeiro carro pertencente a um cliente, já foi concluído.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O primeiro carro, foi escolhido de entre 600 pedidos enviados para a Mazda, no entanto, de todos esses carros, o escolhido foi um MX-5 V-Special, com a cor British Racing Green de 1992, que pertence a um produtor de tomates, chamado Keiji Nishimoto.

Este carro de edição limitada, possui emblemas Eunos e foi comprado novo por Nishimoto, ele disse à Mazda que o carro tinha sido fundamental na criação de algumas maravilhosas memórias em diversas viagens que fez ao volante do seu pequeno MX-5.

A edição V-Special, foi disponibilizada com uma combinação de cores ao estilo britânico, onde o verde contrastava com couro castanho e apliques em madeira no seu interior. O carro também tem uma barra de suporte dianteiro e um diferencial limitado.

Nishimoto já tinha planeado recuperar o seu carro, mas consegui-lo pela Mazda durante o verão foi ainda melhor. O carro foi concluído em Agosto e foi entregue oficialmente ao seu proprietário em Setembro.

Ter possuído e desfrutado de um carro por um quarto de século e ter a hipótese de experimentá-lo novamente, como se fosse pela primeira vez, deve ser experiência fantástica.

Por enquanto, o programa de restauro certificado pela TÜV Rheinland, está disponível apenas para clientes japoneses. Mas uma vez que uma grande percentagem dos MX-5 de primeira geração ainda está na estrada e ao longo destes últimos anos, muitos deles acabaram por sofrer com o passar do tempo, pode ser que a Mazda nos próximos tempos, abra este programa para outros locais do mundo, para possibilitar a outros clientes, poderem ter o seu MX-5 restaurado como novo, como se viesse de fábrica.