Conhecem este método para medir a aceleração do carro?

Habitualmente, determinamos o quão rápido é um carro, através do tempo que demora a fazer dos 0-100km/h. No entanto, existe uma outra métrica, que me parece mais lógica para avaliar a rapidez de um carro, especialmente na utilização do dia-adia.

Basicamente, este método consiste, em medir quanto tempo é que um carro demora em recuperações, mais precisamente dos 30km/h até aos 60km/h, tudo isto em quarta velocidade.

Esta, é uma acção que todos nós fazemos no dia-a-dia e tem bem mais lógica, do que medir a potência do carro, a partir de um momento em que ele está parado, pois não andamos propriamente a fazer arranques no meio da cidade.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Estes valores são determinado tendo em contas recuperações de velocidades em situações comuns, como é o caso das ultrapassagens.

Para carros desportivos, esta métrica pode não parecer interessante, ou até mesmo insignificante, mas para um carro comum, esta pode ser uma métrica que pode definir o seu comportamento, numa utilização normal.

Se imaginarmos um citadino comum, os seus valores do 0-100km/h não são impressionantes, no entanto, a resposta do carro ao acelerador, vais ser mais determinante para o condutor, para avaliar a sua reacção.

Embora esta não seja uma maneira para determinar quem é que tem mais cavalos, esta é uma ajuda importante para entendermos qual a importância do binário, no comportamento do motor.

Um exemplo da importância deste teste, é comprovada num dos episódios do Top Gear, onde uma Fiat Tipo a diesel, conseguiu deixar para trás um Mitsubishi Evolution ao efectuar uma recuperação.

Veja ainda:  Motas vs carros, quem é mais rápido?

Embora o Evo tenha muito mais potência do que a pobre Fiat Tipo, este tem um turbo enorme, que tem um lag ainda maior, o que faz com que numa simples recuperação, sem que exista uma troca de mudança, ele demore muito mais a responder do que a carrinha a diesel.

O que acham desta medição? Seria algo importante para vocês no momento de comprar um carro?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de