A ZF apresentou alguns dados de testes e a sua estratégia para a segurança daqui para frente nos veículos. Por meio de testes, a ZF descobriu que o seu airbag externo poderia reduzir a gravidade da lesão de um ocupante em até 40%.

Essa estatística poderia servir como uma razão tangível para implementar a tecnologia de airbag externo em carros de produção. Os airbags externos da ZF são projectados para serem posicionados na lateral do veículo e actuam como uma zona de deformação adicional durante o impacto. O airbag acaba por se parecer e funcionar como um enorme travesseiro, absorvendo parte do impacto de um impacto lateral.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Fazer o airbag se posicionar como pretendido será o maior desafio para os airbags externos, quando este chegar ao mercado. Um veículo deve ser capaz de detectar quando uma falha está prestes a acontecer e, em seguida, disparar numa fracção de segundo antes. Alguns veículos já oferecem sistemas predicativos que preparam para um impacto iminente, mas um airbag disparado é muito mais drástico do que apertar o cinto de segurança ou ajustes de suspensão que acontecem em tempo real. Ninguém quer que um airbag saia quando não é necessário.

A ZF acredita que pode fazer isso funcionar devido aos rápidos avanços em tecnologia, radar, ultra-som e câmaras. Todos esses sensores são capazes de reconhecer os detalhes vitais do que está a vir na sua direcção e, então, reagir de acordo. O airbag externo ZF mostrado aqui tem pouco menos de 80 centímetros de comprimento, 21 centímetros de altura e 15 centímetros de largura. Esses números vão mudar dependendo do tamanho do veículo em que ele está montado, mas para referência.

O que vos parece este sistema de segurança aplicado no exterior dos veículos.