Selos no para-brisas? Quais é que são obrigatórios?

Ainda colocas vários selos no vidro do carro? Ou és daqueles que não gosta de ter autocolantes? A lei mudou em 2012, fica aqui a conhecer o que deves, ou não, ter colado no vidro do carro.

Nos últimos anos, a lei mudou e isto, tem causado algumas dúvidas entre os condutores. Se antigamente era obrigatório colocar uma série de selos no vidro do carro, actualmente esse número foi reduzido.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O único selo que interessa às autoridades, é o do seguro e este, deve estar sempre visível no para-brisas do automóvel.

Nos últimos anos, o selo da inspecção deixou de ser obrigatório com a entrada em vigor do decreto-lei nº 144/2012, de 11 de Julho, com isto, o que interessa, é a ficha com o parecer técnico emitido pelo centro de inspecções.

É este documento que deve apresenta às autoridades, quando solicitado, pois mesmo que tenha o selo colado no para-brisas do carro, pode ser multado, caso não apresente esta ficha técnica, pois é nela que se encontram listados os dados da viatura e a descrição de eventuais deficiências técnicas.

A coima pode ir dos 60 aos 300 euros e o condutor fica ainda, obrigado a apresentar o documento no local designado pelo agente. Dado que se trata de uma coima leve, não irão ser retirados pontos da carta.

Caso o carro não tenha a inspecção feita, os valores da multa podem ir dos 250 aos 1.200 euros.

Há uns anos mais atrás, era ainda necessário colocar no para-brisas o comprovativo do Imposto, que entretanto foi substituído pelo Imposto Único de Circulação (IUC).

Nos carros a GPL, é necessário ter um dístico verde colado no para-brisas. Este dístico, substituiu a placa azul, que se colocava à retaguarda do carro e permite ainda, estacionar em parques subterrâneos.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
César GonçalvesPedro Silva Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Pedro Silva
Visitante
Pedro Silva

Esquecem-se de referir que os veículos eléctricos também necessitam de ter o dístico azul no para-brisas.