Utilizar hidrogénio para carregar carros eléctricos, será esta uma solução viável?

Os carros eléctricos são opções interessantes, para quem procura um carro amigo do ambiente, com custos de utilização reduzida. No entanto, ainda existem alguns constrangimentos na sua utilização.

O grande argumento dos eléctricos, é o facto de eles serem mais limpos e amigos do ambiente, no entanto, se a infraestrutura não mudar, chegaremos a um ponto, onde a energia que usamos para os carregar não é obtida da forma mais limpa.

 

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À medida que as vendas de carros eléctricos crescem, cresce a necessidade de electricidade derivada de combustível fóssil. Assim, algumas empresas estão a desenvolver maneiras de criar electricidade mais limpa.

Uma empresa baseada no Reino Unido está a utilizar hidrogénio com esse fim.

A AFC Energy, está baseada no Reino Unido e tem trabalhado num projecto chamado CH2ARGE. Já se passaram 10 anos e a ideia, passa por usar células de combustível de hidrogénio, para carregar carros eléctricos.

De acordo com a AFC Energy, o governo do Reino Unido, declarou que 50% das vendas de carros novos, serão eléctricos até 2030, o que levará a nove milhões de VEs na estrada. Em 2040, estima-se que, 100% das vendas de carros novos, deverão ser eléctricos.

Isto, irá levar a um aumento de 8 gigawatts, para atender ás necessidades dos carros eléctricos no futuro. Se um em cada 10 dos VEs, estiver a ser recarregado simultaneamente, a futura frota de 36 milhões de carros do Reino Unido, terá um pico de demanda de 25.7 GW.

Esta demanda máxima, equivale a aproximadamente metade da necessidade actual do Reino Unido, o que resulta na necessidade de construção, de pelo menos, 17.100 turbinas eólicas, para compensar a energia necessária.

Existem empresas, que trabalham com hidrogénio renovável, isto é, é utilizada energia eólica ou solar, para separar o hidrogénio da água. Este hidrogénio renovável, poderia ser usado para suplementar a energia renovável, para carregar carros eléctricos.

A célula de combustível da AFC Energy, pode ser implantada como parte de um esquema de baterias de hidrogénio.

Quando a demanda da rede é baixa, o excesso de energia gerada por fontes renováveis, como eólica ou solar, pode ser desviado para um electrolisador de água, para a geração de hidrogénio.

Este será armazenado e libertado de forma optimizada, para atender aos picos de demanda da rede eléctrica.

No entanto, a questão que se coloca é… Não seria mais fácil utilizar o hidrogénio como fonte de energia directamente no carro, sem ter que estar a sobrecarregar a rede eléctrica? Deixa-nos a tua opinião, sobre qual poderá ser o futuro que a mobilidade terrestre.

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