Números revelados recentemente, mostram um enorme aumento no número de carros roubados no Reino Unido, nos últimos cinco anos. Estes números, coincidem com o início da adopção dos sistemas keyless.

Segundo um estudo, neste último ano, o aumento foi de 48,7%, quando comparado com os cinco anos anteriores. Entre 2017 e 2018, foram roubados cerca de 111.999, enquanto que entre 2013 e 2014, haviam sido furtados 75.308 veículos. Estes números, equivalem a um carro roubado a cada cinco minutos.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de carros equipados com sistemas keyless, que têm sido explorados, de forma a clonar os código utilizados e assim, roubar os carros mais facilmente.

Este processo, faz com que o carro reconheça uma “chave falsa”, o que permite o roubo do carro, sem que seja necessário forçar a entrada no veículo.

Estes roubos, acabam por ser rápidos e não levantam suspeitas, pois todo o processo está bem planeado.

O roubo de geralmente envolve dois ladrões, um dos quais fica ao lado da porta da frente de uma casa, com um transceptor que localiza o sinal da chave real do carro.

O segundo, simplesmente fica ao lado do carro com outro dispositivo, que retransmite o sinal novamente, enganando o carro para pensar que a chave genuína está próxima.

Este processo, faz com que o carro destranque e comece a trabalhar. Os carros roubados são retirados do local e colocados num camião fechado, de forma a evitar câmaras de vigilância.

A melhor maneira de evitar o roubo, é manter a chave num local central da casa, bem longe das paredes externas ou dentro de uma carteira ou caixa, que permita bloquear o sinal. Em último caso, podem sempre colocar um corta corrente no carro, caso esta fique parado durante longos períodos de tempo.

Segundo um estudo feito pela Auto Express, a maior parte dos carros acabam por não serem recuperados.

Normalmente, estes roubos são encomendados e destinam-se à exportação para outros países fora da Europa, ou para desmantelamento, para depois ser vendido às peças no mercado paralelo.

Em Portugal, nos últimos cinco anos, a PSP e a GNR registaram o furto de 59.042 viaturas, das quais apenas 19.603 foram recuperadas. A região do país onde ocorrem mais furtos é no Porto, onde foram registados 15.424 roubos nos últimos cinco anos. Em segundo lugar aparece Lisboa, com 15.009, seguida de Setúbal, com 5.941.