A Toyota pretende oferecer as suas tecnologias relacionadas com veículos electrificados, tudo isto, livres de royalties para as marcas rivais. O objectivo desta decisão tem como fim, a adopção generalizada de carros movidos a célula de combustível, híbridos e eléctricos.

A marca japonesa, disse que concederá acesso acerca de 24.000 das suas patentes, bem como, suporte técnico baseado em taxas, para todos os fabricantes que adoptarem as suas tecnologias.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Com base no grande volume de pedidos que recebemos sobre os nossos sistemas de electrificação, por parte de outras empresas, que reconhecem a necessidade de popularizar as tecnologias de veículos eléctricos e híbridos, acreditamos que agora é a hora da cooperação“, disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota.

“Se o número de veículos electrificados acelerar significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão o padrão da industria, se isso acontecer, esperamos desempenhar um papel importante no apoio a esse processo”.

Desde 2015, a Toyota já oferece milhares de patentes para tecnologias de células de combustível.

Actualmente, já tem parcerias com a Suzuki e a Mazda, para o desenvolvimento de motores híbridos e totalmente eléctricos.

As patentes da Toyota, permanecerão disponíveis para os fabricantes de automóveis a partir de agora e até ao final de 2030.