opel corsa

A sexta geração do Opel Corsa, que deve chegar aos concessionários este Verão, pesa até 108 kg menos que o modelo atual.

A Opel alega que, dependendo da especificação, o novo modelo pode pesar apenas 980kg, cerca de 130kg menos que o Ford Fiesta mais leve.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A perda de peso é cortesia da nova carroçaria de aço de alta resistência, materiais de isolamento interior leves e uma gama de motorizações totalmente em alumínio.

Tal como a variante de topo da gama actual Insignia, o novo Corsa apresentará uma capota de alumínio com 2.4 kg a menos do que a unidade de aço instalada no modelo atual, como mostrado na imagem abaixo, publicada pelo fabricante.

opel corsa

Imagens recentes do rival Volkswagen Polo, mostram um design que partilha semelhanças com o recém-revelado Peugeot 208, que usa a mesma base.

É o primeiro Opel tradicional produzido inteiramente sob o novo proprietário da marca, o Grupo PSA, e é crucial para o sucesso da Vauxhall e da Opel, dada a popularidade histórica do carro. Será também o primeiro modelo de ambas as marcas a ser vendido com uma variante elétrica.

Uma imagem do que se podia esperar, lançada no início deste ano, mostrava que os faróis do Corsa terão tecnologia LED adaptativo, que afirmam ser o primeiro segmento. Normalmente, a preservação de modelos premium, os LEDs são capazes de adaptar continuamente o padrão de feixe máximo para impedir de causar encandeamento aos carros que se aproximam.

“É verdade que tínhamos uma versão pronta para ser lançada, e não se pode simplesmente esticar um projeto para se adequar a uma nova plataforma, mas as equipes fizeram um trabalho fantástico em tempo recorde para garantir que o carro esteja pronto no tempo previsto”

O novo Corsa será baseado na Common Modular Platform (CMP) da PSA, uma arquitetura de tração dianteira. O Corsa também vai usar a linha de motores da PSA e provavelmente adotará a unidade de três cilindros a gasolina de 1.2 litros turbo.

Apesar da mudança para uma nova plataforma, entende-se que as dimensões do Mk6 Corsa se aproximam do modelo atual. A Opel optou por lançar o atual Corsa em 2014 com dimensões quase idênticas às do seu antecessor, porque a empresa sentiu que era o tamanho ideal para os clientes. Essa estratégia deve continuar. O Corsa atual tem 4021 mm de comprimento, 1736 mm de largura e 1479 mm de altura, dimensões que o tornam um pouco mais longo e mais alto, porém mais estreito que o 208 existente.

opel corsa

O Corsa de três portas não será fabricado, refletindo uma tendência da indústria de descontinuar tais modelos, que são menos populares entre os compradores. Produzir apenas um Corsa de cinco portas também ajudará a Vauxhall/Opel a obter maior eficiência e rentabilidade.

No interior, o Corsa receberá o sistema familiar de infotainment touchscreen da PSA, mas espera-se que a sensação geral do interior seja diferente da dos seus irmãos franceses.

Pouco depois da estreia do Corsa este ano, será lançada uma versão elétrica chamada eCorsa. Embora o Peugeot 208 tenha uma variante elétrica primeiro, ele e o Corsa estarão entre os poucos selecionados neste segmento a adotar motores elétricos.