Renault Safrane Biturbo o carro francês mais potente dos anos 90 que poucos conhecem.

Se olharmos para trás uns anos, parece difícil encontrar um carro francês capaz de rivalizar com os alemães mais potentes. No entanto, existiram alguns resistentes, que decidiram lutar contra a inercia e tentaram fazer frente à investida alemã.

Um desses modelos, foi o Renault Safrane Biturbo e no início dos anos 90, a Renault decidiu que o seu topo de gama, merecia uma vertente mais musculada e potente.

 

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Eles pegaram num Safrane normal e colocaram-lhe um motor V6 atmosférico que debitava 170cv. Entregaram então o carro à empresa de tuning alemã Hartge, que decidiu colocar 2 turbos no V6 e acoplar um sistema de tracção integral.

Com este tratamento, o Safrane Biturbo, passou a debitar 268cv e 363nm de binário. Tornando-o assim, no carro de produção mais potente construído em França, até ao ano de 2016, quando o Peugeot RCZ R, lhe roubou o titulo, por apenas 2cv.

Com este output, o Safrane Biturbo fazia dos 0-100km/h em 7,2 segundos e registava uma velocidade máxima de 250 km/h, números interessantes mesmo tendo em conta, que o carro pesa mais de 1800kg.

Em 1994, ele era já disponibilizado com amortecedores ajustáveis ​​electronicamente, que baixavam a altura do carro para melhorar a sua aerodinâmica e a aumentavam, caso tivesse que rolar numa estrada mais acidentada.

Por fora, a Renault deu-lhe um aspecto subtil, onde incluíram um kit exterior mais agressivo, um spoiler traseiro e jantes de 17”, o suficiente para mostrar que este não se tratava de um Safrane normal.

Tudo isto combinado, deveria ser o suficiente para tornar este carro um sucesso de vendas, certo?

Ao que parece não, pois as vendas foram reduzidas e o Safrane Biturbo não conseguiu fazer frente à armada alemã, onde nunca se chegou a impor, como um verdadeiro candidato.

A verdade, é que este Safrane biturbo, apresentava-se com um V6 e uma caixa manual que não era a mais comunicativa, enquanto os seus rivais alemães, já se apresentavam com motores V8 e transmissões automáticas, que acabavam por cativar os consumidores finais.

Apenas 806 Safrane Biturbos foram produzidos durante os seus dois anos de vida útil. E uma pesquisa rápida nos classificados, mostra que existem apenas 6 para venda na Europa, custando cada um, cerca de 15000€.

Eu acredito que o Safrane não tenha sido desenvolvido, para bater tempos em pista, foi feito sim, para cruzar a França de norte a sul a 250km/h, com uma mão no volante e em absoluto conforto.

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Peugeot RCZ R, lhe roubou o titulo, por apenas 2cv.???????
RCZ-R tem 271cv
Safrane 286cv
Quem a quem roubou cv?