Nos Rallys, o som é uma das componentes mais importantes do espetáculo. Muito se tem especulado, como é que os rallys serão daqui a uns anos, quando os carros passarem a ser híbridos ou até mesmo, totalmente eléctricos.

Terá o Rally o mesmo encanto e o mesmo brilho? Irá afastar os fãs das especiais?

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Estas, são questões às qual ainda não existem respostas. Mas para provar a importância do barulho dos carros numa especial de rally, hoje trazemos um vídeo, onde o som, foi captado em 3D e onde nós, somos automaticamente transportados para dentro da especial de rally.

Se virem o vídeo utilizando phones, conseguem ter a percepção da direcção som e de todo o barulho envolvente. É como se de repente, nós nos sentíssemos lá também e fosse perceptível, a passagem dos carros mesmo à nossa frente.

Se fecharem os olhos, conseguem adivinhar de onde vem o carro, o momento em que ele passa à vossa frente e a direcção na qual ele vai seguir.

Esta técnica de captação sonora, é designada como binaural e resume-se em captar o som em duas vias diferentes, como se de os ouvidos humanos se tratasse.

Quando esta tecnologia é aplicada ao mundo dos rallys, torna-se sem dúvida, numa experiencia interessante, na qual vocês têm que experimentar.