A Volvo, juntamente com a empresa de tecnologia finlandesa Varjo, que é especializada no desenvolvimento de phones de realidade aumentada, revelaram o primeiro aplicativo de realidade mista, projectado para o desenvolvimento de carros.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

As duas empresas, conseguiram desenvolver um sistema, ao qual deram o nome de Varjo XR-1, que permite a um condutor, manusear o carro, utilizando apenas uns phones de realidade aumentada e um conjunto de virtualizações, projectadas num ecrã.

“Com essa abordagem de realidade mista, podemos começar a avaliar projectos e tecnologias, enquanto estes ainda estão literalmente na prancheta”, disse Henrik Green, director de tecnologia da Volvo.

“Com isto, podemos estudar novos produtos e ideias, prevendo assim de imediato, o seu comportamento na estrada. Com esta abordagem, é possível identificar prioridades e prever eventuais problemas, muito antes do processo de desenvolvimento. ”

O Varjo XR-1, também possui tecnologias de rastreamento ocular altamente precisas, facilitando a avaliação de como os condutores usam uma nova funcionalidade e se esta, induz distracções durante a condução.

“Desde o início, nossa visão tem sido criar um produto que possa fundir perfeitamente o real e o virtual”, disse Niko Eiden, fundador e CEO da Varjo.

Varjo XR-1

“As formas incrivelmente avançadas em que a Volvo Cars usa o XR-1, mostram que a tecnologia da Varjo, permite coisas que antes eram impossíveis. Juntamente com a Volvo, iniciamos uma nova era na realidade mista profissional ”.

A Volvo já registou uma patente para este sistema e irá demonstrar o Varjo XR-1, na Expo Mundial de Realidade Aumentada, em Santa Clara, Califórnia.