isuzu 4200r

O final da década de 80 e até mesmo, durante a década de 90, foi um período de ouro, para os carros desportivos japoneses. Praticamente todos os fabricantes, tinham pelo menos um carro desportivo na sua gama.

Mesmo as empresas, que não eram directamente associadas a carros de alto desempenho, decidiram dar asas à sua imaginação e desenvolver algumas ideias. Uma dessas marcas, foi a Isuzu.

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Ao contrário do que se possa pensar, a Isuzu até tem algum pedigree desportivo na sua história. O Bellett 1600 GT-R, é um desses exemplos, ainda que negligenciado, a marca construiu várias versões desportivas deste modelo.

A Isuzu, teve ainda um breve envolvimento no automobilismo, no final dos anos 60 e início dos anos 70. Os Bellett R6 e ​​R7, são um capítulo totalmente esquecido, mas fascinante, na história da marca.

Ainda assim, o concept car apresentado pela Isuzu, no Tokyo Motor Show de 1989, foi totalmente inesperado. A marca nipónica, encarregou os seus projectistas, de criar um carro de alto desempenho, com um aspecto desportivo e com influências europeias.

Como na altura, a Isuzu pertencia à GM, puderam contar com a ajuda da Lotus, no desenvolvimento deste concept car.

Baptizado com o nome de Isuzu 4200R, este concept, era claramente um GT e foi projectado, para acomodar confortavelmente dois adultos e duas crianças na parte de trás. Numa tentativa de melhorar o acesso aos bancos traseiros, havia um discreto segundo conjunto de portas, atrás das principais. Numa tentativa de melhorar o acesso aos bancos traseiros, havia um discreto segundo conjunto de portas, atrás das principais.

Mecanicamente, o 4200R aproveitou ao máximo a parceria com a Lotus, já que foi equipado com um V8 de 4,2 litros, desenhado pela empresa britânica.

A potência do motor é incerta, podendo variar entre os 300cv e os 350cv. Este era montado em posição central, sendo a potência enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de 5 velocidades.

Outra contribuição importante da Lotus, foi a suspensão activa instalada no 4200R, que era tecnologia de ponta na época.

No interior, o 4200R continuou o tema de vanguarda, com várias inovações tecnológicas. Estas incluíam um sistema de navegação, um vídeo deck e estranhamente, um aparelho de fax.

Após a sua apresentação, o Isuzu 4200R, recebeu uma critica bastante positiva por parte do público e havia grandes esperanças, de que este pudesse chegar a produção.

Infelizmente, embora não surpreendentemente, isso nunca aconteceu e alguns anos depois da estreia do 4200R, a Isuzu deixou mesmo de vender veículos de passageiros e concentraram-se exclusivamente em veículos comerciais.

Após sua aparição no Tokyo Motor Show, o 4200R esteve guardado num armazém, até ser completamente desmantelado, passado uns anos.

Gran Turismo 5

O projecto foi então praticamente esquecido durante quase duas décadas, até que o designer-chefe do 4200R, Shiro Nakamura, se reuniu com o criador da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, com o objectivo de apresentar o 4200R no jogo Gran Turismo.

Gran Turismo 6

Em 2010, a versão digital do carro foi revelada no Salão Automóvel de Tóquio. Desde então, o 4200R foi apresentado no Gran Turismo 5 e 6. Embora já não exista o carro real, ele permanece em formato digital, na casa de muitos de nós.