Colaborações entre empresas, acabam sempre por ser algo interessante de se ver, especialmente quando se trata de projetos de veículos elétricos, como o caso do anúncio de ontem sobre a cooperação entre a BMW e a Jaguar Land Rover e entretanto, a Toyota e a Subaru que vieram confirmar que vão co-desenvolver uma plataforma EV.

A arquitetura será dedicada a veículos elétricos a bateria (BEVs) para veículos de passageiros de médio e grande porte. A plataforma também servirá como base para um modelo BEV SUV do segmento C que será vendido sob cada uma das marcas.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

As empresas vão juntar os seus pontos fortes nesta parceria, como tecnologias de carros eléctricos da Toyota e a experiência em tração total da Subaru, respectivamente. Combinando as suas forças, as duas empresas “pretendem assumir o desafio de criar produtos atraentes que somente os BEVs podem oferecer”.

A plataforma suportará vários tipos de veículos, incluindo sedans do segmento C, segmento D e SUVs. Após o acordo, a Subaru disse que vai agora transferir os seus recursos de desenvolvimento de BEVs para o novo projeto conjunto. Mais nenhum detalhe adicional sobre esta plataforma, está disponível no momento.

No momento, apenas a Toyota tem um veículo elétrico em sua linha, o recentemente revelado C-HR EV. Também disponível como um Izoa EV, o crossover elétrico é um modelo exclusivo da China, pelo menos por enquanto. No entanto, a Toyota anunciou a sua intenção de lançar um veículo elétrico na Europa em 2021 e as chances são de que o modelo será baseado no C-HR também.

Quanto à Subaru, fica bem atrás da Toyota quando se trata de carros eléctricos. A empresa tem apenas um modelo híbrido plug-in na sua linha, o PHEV Crosstrek, que usa as tecnologias da Toyota.