E se houvesse um airbag externo para nos proteger em caso de acidente?

airbag externo

Alguns estudos, mostram que acidentes provenientes de colisões laterais, são dos mais perigosos e dos que mais mortes provocam nas estradas europeias.

Face esta situação avassaladora, a empresa ZF, construtora da área automóvel, está a desenvolver uma solução, que tem como objectivo, reduzir significativamente, o número de fatalidades mas estradas.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Em Dezembro de 2018, a ZF, apresentou o seu primeiro protótipo de airbag lateral externo, que se mostrou bastante promissor. Desde então, a ZF tem vindo a trabalhar para melhorar esta tecnologia, de forma a conseguir a sua produção em massa.

O objectivo é simples, este sistema visa reduzir o número de fatalidades e reduzir a gravidade deste tipo de colisões. Além disso, de acordo com a ZF, essa tecnologia reduziria os ferimentos resultantes em 40%.

A ideia desta tecnologia, passa por colocar airbags nas partes laterais dos carros, para que estes abram, caso uma colisão esteja iminente. Isso proporciona segurança adicional aos ocupantes, já que o airbag absorve parte do impacto antes de deixar os pilares e os reforços das portas fazerem o seu trabalho habitual.

É claro que o maior desafio enfrentado é sem dúvida, a capacidade do sistema de determinar se um acidente realmente está prestes a acontecer, ou não.

De facto, o accionar do airbag sem nenhum acidente, poderia ter consequências igualmente desastrosas. Além disso, o sistema tem apenas 150 milésimos de segundo para tomar essa importante decisão.

Estes airbags laterais têm uma capacidade que varia entre os 280 e os 400 litros, dependendo do veículo. Esta capacidade, representa entre cinco a oito vezes o volume de um airbag convencional.

No vídeo lançado pela ZF, podemos ver pela primeira vez como o sistema funciona em condições reais, embora um dos carros envolvidos seja apenas uma estrutura móvel.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de