carro penhorado

Quando se pensa em comprar carro novo, percorremos todos os sites de anúncios, em busca do melhor negócio. Mas e se lhe dissermos que o melhor negócio pode estar na compra de um carro penhorado?

Hoje, vamos explicar tudo o que precisa de saber, para poderem comprar um carro penhorado.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

1.Onde posso encontrar carros para venda?

Existem diversos locais, onde pode pesquisar bens penhorados, mas qual o local indicado para efectuar essa pesquisa?

Portal das Finanças

Claro que não existe melhor sitio para pesquisar bens penhorados, que não o site daqueles que na maior parte das vezes, efectuam a penhora.

As Finanças efectuam a venda de bens penhorados através de leilões e no Portal das Finanças, existe uma página para o efeito. Aqui, podem efectuar a pesquisa por tipo de leilão, localização, intervalo de valores e a data na qual o leilão irá decorrer.

CITIUS

Claro que também existem plataformas externas à esfera do estado a realizar este tipo de vendas e leilões.

A Citius é um desses exemplos e na sua página, Venda de Bens Penhorados em Processos Executivos, apresenta uma listagem de carros penhorados, com base no local do tribunal, data de venda, tipo de bem, modalidade da venda, assim como, o estado da mesma.

Bancos

Muitas das vezes, são os bancos que efectuam a penhora dos bens por falta de pagamento das prestações, ou qualquer outro tipo de dívida.

Muitos deles, disponibilizam nos seus sites, locais especializados, onde são mostrados bens penhorados para venda.

Outros motores de busca

Tanto a Câmara dos Solicitadores como a plataforma e-Leilões.pt, são portais alternativos, desenvolvidos pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, para a venda de bens penhorados.

2. Quem pode aceder a este tipo de vendas?

A compra de carros e bens penhorados, pode ser realizada por qualquer contribuinte, que tenha a sua situação fiscal sem registo de incumprimentos perante as finanças.

3.Como é feita a venda?

A venda pode ser feita de três formas distintas, dependendo de quem efectuou a penhora.

Carta Fechada

Esta, é a modalidade utilizada pelas finanças e acontece quando há mais do que uma licitação a um determinado bem.

Durante o leilão são feitas as propostas e no final, estas são reveladas, sendo a vencedora, a proposta com a licitação mais alta.

Para efectuarem a licitação, podem-no fazer no portal das finanças ou deslocando-se pessoalmente a um balcão das finanças.

Negociação privada

Este método, é realizado por mediadores autorizados à compra e venda de bens. No entanto, quando as negociações se estendem ou existem impasses no processo, esta venda segue para leilão.

Leilão

De todos os métodos, o leilão é aquele que garante uma maior transparência durante todo o processo.

Existe uma data e hora de término e as licitações têm valor igual ou superior, ao valor de venda fixado, que é conhecido por todos.

5. Posso ver o carro antes de o comprar?

Tanto pode, como o deve fazer! Os carros de penhora são vendidos tal como estão e não existe uma garantia para reclamar, caso algo não esteja bem com o carro.

Deverá garantir que o carro se encontra em boas condições e o preço que é pedido, corresponde às suas expectativas. Estes artigos não sofrem qualquer tipo de revisão ou averiguação de problemas.

Caso compre um carro penhorado, deve garantir sempre, que este irá ser um negócio vantajoso, para assim, apresentar uma proposta que se adeqúe ao estado do veículo.

6. Como apresentar uma proposta?

Tal como referido anteriormente, caso esteja a trabalhar directamente com as finanças, esta proposta poderá ser a presentada no site das finanças ou em qualquer balcão de atendimento.

Caso seja um site terceiro, deverá proceder ao registo, garantindo que todos os dados introduzidos estão correctos.

7. Venci a licitação e agora?

Se efectuou uma licitação e esta foi a vencedora, o negócio já não tem retorno.

Irá receber os dados referentes ao pagamento e terá obrigatoriamente de o efectuar. Poderá realizar o pagamento faseadamente, no entanto, o valor inicial não pode ser inferior a 1/3 do valor total e o remanescente, terá que ser pago num prazo máximo de 30 dias.

Caso queiram comprar um carro penhorado, já conhecem o fundamental deste procedimento, no entanto, relembramos que embora alguns negócios possam parecer tentadores, devem sempre ter a certeza do que estão a comprar e se no final, este é um negocio que financeiramente é interessante para vocês.