Renault Zoe

O veículo elétrico mais vendido da Europa, o Renault Zoe, atinge agora a segunda geração e promete ser melhor no geral em comparação ao seu antecessor.

Uma espécie de rival do Peugeot e-208 e do recém-chegado Opel Corsa-e, o novo Zoe recebe uma bateria de 52 kWh que garante um alcance certificado pelo WLTP de até 390 km. Com uma capacidade 30% maior em relação à bateria antiga e com dimensões idênticas, esta bateria de íons de lítio também suporta carregamento rápido.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Usando a nova opção de carregamento de 50kW por 30 minutos, consegue um alcance de cerca de 145 km, enquanto que usar um carregador público de 22kW por 1 hora resulta num alcance de 126 km. Carregar de 0 a 100% durante a noite, ao usar uma box de carregamento de 7kW, leva 9 horas e 25 minutos.

Outra grande atualização é o novo motor R135, que oferece 100 kW, de 133cv e 245 Nm de binário. Com esta configuração, o novo Zoe leva 10 segundos para atingir os 100 km/h, sendo a velocidade máxima de 140 km/h. De 80 a 120 km/h, a Renault diz que precisa de 7,1 segundos, uma melhoria de 2.2 segundos em comparação ao motor elétrico R110, de 80kW e 108 cv.

Ambas as versões do carro receberam a nova função de condução “B mode”, que facilita a condução com apenas um pedal. O “modo D” continua sendo uma parte integrada que será útil quando o veículo estiver a viajar a uma velocidade constante, fora das cidades. A mudança entre os dois modos requer o uso do novo e-shifter. Outras novidades incluem o novo sistema de travagem e o Parking Brake automático.

Renault Zoe

Em termos de segurança, o novo Zoe encontra-se equipado com um conjunto generoso de sistemas, como Travagem de Emergência Ativa, Alerta de saida de Faixa, Lane Keeping Assist, Reconhecimento de sinais de transito, entre outros.

No que diz respeito ao design exterior, o novo Zoe sofreu várias mudançãs como a nova grelha, pára-choques, unidades de iluminação LED padrão nas duas extremidades, paleta de cores renovada e novos designs de jantes.

Renault Zoe

O interior, foi também significativamente renovado e apresenta assim, um novo layout e melhores materiais. O sistema de infotainment, com tela sensível ao toque de 9.3 polegadas, foi atualizado e agora tem um painel de instrumentos TFT de 10 polegadas personalizável. Os utilizadores têm acesso ao Apple CarPlay e ao Android Car Auto, duas saidas USB na parte traseira e uma zona de carregamento sem fio oferecido como opção extra.

Os condutores podem, é claro, aceder remotamente a algumas das funções do carro através dos smartphones. Eles podem mexer nas configurações do ar condicionado, verificar a carga da bateria, o status da carga e pré-planear as suas viagens.

Renault Zoe

Espera-se que as próximas semanas, tragam as informações sobre os preços destes novos modelos.