O século passado, foi fruto de grandes inovações e desenvolvimentos tecnológicos no mundo automóvel. Foram lançados milhares de modelos, uns com mais sucesso, outros menos amados por parte do público.

No entanto, existem alguns que se destacaram ao ponto, de serem considerados referências da sua época. Por isso mesmo, hoje vamos viajar no tempo e revisitar os carros mais importantes dos últimos 80 anos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Década de 40 – Land Rover Serie 1

Este carro, quando foi lançado, mudou completamente do mundo automóvel. Ele mostrou que quando bem construído, um carro pode ser prático, aventureiro e acima de tudo resistente.

Prova disso, é o facto dele ter sido usado durante vários anos, em cenários que iam desde a quinta familiar, para ajudar com as tarefas rotineiras, até a cenários de guerra, onde deu o seu contributo por um bem maior.

Podemos dizer, que este, é o avô dos off-roaders modernos.

Década de 50 – Citroen DS

Os anos 50, representaram uma fase de desenvolvimento para a Europa, com o fim da segunda guerra mundial, os países envolvidos recuperavam e enquanto se respirava liberdade, as marcas de automóveis, davam asas à sua imaginação.

Exemplo disso mesmo, é o Citroen DS, que se apresentou com um design completamente diferente do que estavamos habituados a ver e para além disso, era completamente revolucionário do ponto de vista tecnológico.

Um carro muito à frente do seu tempo, que com o passar dos anos, se tornou um ícone da marca francesa.

Década de 60 – VW Carocha

Quando pensamos nos anos 60, é impossível não pensar no VW Carocha. Este carro, que originalmente idealizado por Hitler e fabricado por Ferdinand Porsche, resistiu ao teste do tempo e ainda há poucos anos, era fabricado na América do sul.

Esta década foi sem dúvida repleta de carros marcantes, poderíamos ter escolhido o Mustang, o Camaro, ou qualquer outro muscle-car, que ainda hoje fazem as delícias e preenchem o imaginário de milhares de pessoas por todo o mundo.

No entanto, nenhum desses carros, consegue competir com o legado do VW Carocha.

Década de 70 – Lamborghini Countach

Se até aqui os carros escolhidos, foram carros razoáveis e acessíveis à maior parte das pessoas, na década de 70, a Lamborghini mandou uma pedrada no charco, agitando as águas com o lançamento do Lamborghini Countach.

Ele tinha um design completamente fora da caixa para a época e foi tão impactante, que fez as delícias de milhares de entusiastas, que ainda hoje têm pelo Countach uma admiração soberba, que fazem dele um dos carros mais importantes da era moderna.

Década de 80 – BMW M3

Os anos 80, trouxeram um novo tipo de carro desportivo e com ele, um novo tipo de amantes de carros.

Um dos grandes culpados por essa “revolução”, foi o BMW M3, que tornou um carro normal e com aptidões familiares, num carro desportivo, que para além das suas performances, manteve a sua faceta familiar.

Este paradigma, permitiu a que as marcas pudessem criar carros com um aspecto ‘comum’, mas que ao carregar no acelerador, soltavam uma personalidade completamente diferente.

Década de 90 – McLaren F1

Um carro que tem ouro no motor só podia estar nesta lista… Brincadeiras à parte, o McLaren F1, para além de um carro ímpar, é uma autêntica obra de arte da engenharia.

Poderia estar aqui a debitar factos sobre este carro, mas só o facto de ter sido o carro mais rápido da época, é um argumento mais do que suficiente para o colocar nesta lista.

Década 00 – Toyota Prius

Este carro vai viver para sempre, a primeira opção híbrida produzida em massa para as pessoas de classe média. Embora não seja muito popular entre os fãs do mundo automóvel, o Prius representa uma mudança de mindset e com isso, a Toyota conseguiu imortaliza-lo.

Quer se adore ou deteste o Prius, ele representa um marco e daqui a 50 anos, este carro ainda será relembrado por aquilo que representa no mundo automóvel.

Actualmente – Tesla Model S

Takata

Pelo mesmo motivo que o Prius está na lista, o Tesla Model S, representa o boom dos carros eléctricos.

Com ele, os eléctricos ganharam uma imagem diferente e deixaram de ser os carros pouco práticos que demoram muito tempo a carregar, para serem os carros eléctricos que carregam rapidamente.

Isso fez com que todo o mercado tivesse que acompanhar a Tesla que rapidamente se destacou como sendo pioneira na implementação de tecnologias para carros eléctricos.

Para além desse marco importante, o Model S, trouxe consigo, níveis de performance completamente dignos de carros desportivos de maior bitola.

Concordam com a nossa lista? Quais os modelos que vocês escolhiam? Deixem nos comentários a vossa opinião.