Estamos em altura de férias e milhares de portugueses preparam-se para ir de férias. Isto significa, que muitos de nós vão passar algumas horas dentro do carro e se para uns, as viagens longas representam apenas algum aborrecimento, para outros, é quase um pesadelo devido aos enjoos no carro.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para quem pensa que os enjoos no carro só acontecem com algumas pessoas, um estudo indica que Duas em cada três pessoas já sofreram de enjoos no carro. 

A probabilidade enjoos no carro aumenta com alguns factores, acontece com mais frequencia nas crianças e adolescentes, especialmente se viajarem nos bancos traseiros do carro.

Outros factores que contribuem para isto, é o pára-arranca do trânsito, a condução em estradas sinuosas e a condução mais brusca com mudanças de direcção repentinas.

Em viagem, caso um dos seus passageiros comece a bocejar ou a transpirar, esteja atento, pois estes são os primeiros sinais de alerta e indicam que o cérebro está a receber informações desconexas quer da visão, quer do ouvido, que é o responsável pelo nosso equilíbrio.

Para evitar que a sua próxima viagem seja sofrível e um autentico tormento, aqui ficam algumas dicas.

  • Caso tenha que viajar atrás, sentar no banco do meio ou manter a cabeça erguida olhando sempre através do vidro frontal, pois um campo de visão alargado ajuda a diminuir os enjoos.
  • Ligar o ar condicionado ou manter as janelas abertas para que circule ar fresco.
  • Evitar travagens bruscas e acelerações fortes.
  • Manter-se hidratado e evitar o café.
  • Usar um suporte de pescoço para manter a cabeça estável e imóvel.
  • Evitar o silêncio, caso os passageiros sigam acordados eles devem manter-se distraídos
  • Evitar utilizar telefones, tablets ou ler