Durante meses, a Ford tem vindo lentamente a mostrar mais e mais informações sobre o próximo Shelby GT500. Já sabemos que será o Mustang mais rápido e mais poderoso de todos os tempos. Na verdade, será o carro de produção mais poderoso que a Ford já construiu, superando o Ford GT em 113 cavalos de potência. Esta semana, a Ford revelou mais algumas informações sobre o V8 supercharged de 5.2 litros da GT500 e a nova embraiagem dupla e caixa de sete velocidades.

Shelby GT500

O motor do GT500 partilha mais do que um pouco do V8 de 5.2 litros do Shelby GT350. O GT350 tem 526 cavalos de potência. Graças a um supercharger de 2.65 litros com 12 psi de boost, o GT500 produz 760 cavalos de potência a 7.300 rpm. Isso é mais potencia que um Chevy Camaro ZL1, um Chevy Corvette ZR1, um Dodge Challenger Hellcat (mas não o Demon), um Porsche 911 GT2 RS e quase todos os outros carros na estrada.

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Os motores são construídos à mão na fábrica de motores Romeo ao lado do motor do GT350. Comparado ao motor do GT350, o V8 no GT500 embala molas e válvulas maiores, cabeçotes com portas CNC. A Ford considerou turbos, mas um supercharger melhorava a resposta do acelerador e a entrega de potência.

Os engenheiros da Ford dizem que o motor produz “mais de 850 cavalos de potência bruta” antes da perda de transmissão. A “embalagem” também era uma questão importante, sai que adicionar um par de turbos não era opção, pois aumenta muito a quantidade de encanamento necessária.

Shelby GT500

Houve um grande foco na refrigeração também. Um intercooler de ar para água fica acima do supercharger. Há seis radiadores no total, incluindo refrigeração tanto para o óleo quanto para a transmissão, sendo que a frente agressiva ajuda no trabalho do arrefecimento.

Todo este poder, juntamente com jantes dianteiras de 16 polegadas e um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, ajuda a enviar o GT500 de 0 a 160 km/h e de volta a 0 em 10.6 segundos. A Ford não nos diz o tempo de 0 a 100 km/h, mas espera-se algo bem inferior a 4 segundos.

A transmissão foi desenvolvida pela Tremec e marca a primeira vez que uma embraiagem dupla é oferecida num modelo Mustang ou Shelby. Os Mustangs atuais estão disponíveis com caixa manual de seis velocidades ou uma automática de 10 velocidades, esta último equipada no velho Ford Mustang GT 2018. Mudanças com a embraiagem dupla podem acontecer em apenas 130 milissegundos, embora isso possa variar com base em vários factores.

Um eixo de transmissão de fibra de carbono conecta o DCT de sete velocidades a um diferencial de deslizamento limitado da Torsen. Metade dos eixos maiores ajudam a gerir o aumento substancial de binário em relação ao GT350.

Esperar agora para ver como este modelo com toda esta potência, se comporta no dia a dia.