É mais rápido que o Koenigsegg Agera RS e muitos dos aviões pequenos.

De uma só vez, a Bugatti recuperou a coroa da velocidade máxima da Koenigsegg e tornou-se o primeiro fabricante de hipercarros a quebrar a barreira de 490km/h. Andy Wallace, o piloto oficial de testes da empresa francesa, estabeleceu recentemente um recorde de velocidade num protótipo baseado no Chiron, construído especificamente para o efeito, na pista de Ehra-Lessien na Alemanha.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Com 16 cilindros a gritar em uníssono perto dos seus tímpanos, Wallace alcançou 490.48 km/h (304.77mph) na reta de 8.6 quilómetros de Ehra-Lessien. Para acrescentar contexto, o Veyron Super Sport alcançou o ponto máximo de 431 km/h e o Koenigsegg Agera RS parou de acelerar aos 457.93 km/h.

Acrescentando mais uma comparação, o comboio Shinkansen do Japão anda normalmente a cerca de 321km/h (200 mph). O recorde do Chiron, torna-o mais rápido do que muitas aeronaves pequenas, semelhantes ao Cessna, como supera a maioria dos helicópteros no céu.

chiron

A Bugatti chama o carro recorde de uma versão de pré-produção de um derivado do Chiron. Embora os detalhes técnicos permaneçam em sigilo, podemos dizer que sua extremidade traseira foi estendida para aumentar a força descendente sem criar resistência. As aberturas redondas perfuradas na parte superior da extremidade dianteira reduzem a turbulência nos poços das rodas.

Mas teremos que esperar até a Bugatti publicar mais informações para descobrir o que está por trás da carroçaria de fibra de carbono e se alguma delas atingirá a produção.

Dallara, da Itália, ajudou a desenvolver este Chiron especial. A Michelin também contribuiu com uma grande experiência no projecto. Forneceu pneus Pilot Cup Sport 2 reforçados para suportar 5.300Gs de força, mantendo os pneus legais para circulação nas ruas. A empresa chegou ao ponto de enviar os quatro pneus a um exame numa máquina de raios X para procurar imperfeições mais pequenas.

chiron

A corrida é uma surpresa, porque o interesse da empresa em estabelecer recordes de velocidade aparentemente diminuiu depois que o Chiron foi lançado. Chegar a 490 km/h requeria uma quantidade enorme de esforço, mas a Bugatti agora tem dois pontos adicionais no seu currículo. É a primeira empresa a quebrar a barreira de 482km/h (300 mph) e o Chiron destaca-se como o carro mais rápido do mundo.